Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8500
Type: | Dissertação |
Título : | A violência contra a mulher: inter-relações entre gênero, ciência, tecnologia, sociedade e ensino |
Author: | Martins, Letícia Barbieri |
First advisor: | Santos, Rosemar Ayres dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Emmel, Rúbia |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ribeiro, Paula Regina |
Resume: | A investigação aborda como temática as inter-relações entre gênero, ciência tecnologia, sociedade e ensino. A intenção está balizada na verificação da violência e tendo em vista uma maior discussão no Ensino de Ciências. O gênero feminino enfrenta diversas formas de discriminações, tanto dentro quanto fora do ambiente doméstico. Desse modo, a Violência contra a Mulher como um todo é um tema contemporâneo emergente, sendo fundamental sua discussão no âmbito escolar. Ela tem suas raízes em um contexto histórico marcado pelo machismo, sendo importante e necessário discutir as questões sociais, culturais, políticas e científico-tecnológicas que a perpetuam, especialmente no contexto escolar. Neste prisma, a pesquisa aqui apresentada consiste na identificação da problematização da Violência contra a Mulher no Ensino de Ciências, um tema urgente no Ensino de Ciências, considerando o que se discute acerca dessa temática. Nessa perspectiva, situa-se o problema de pesquisa: Como é problematizada a Violência contra a Mulher em uma perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino de Ciências? Tendo como objetivo: Compreender a temática da Violência contra a Mulher e as inter-relações com Ciência-Tecnologia-Sociedade e o Ensino de Ciências. O corpus de análise é composto por Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, por anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Simpósio Nacional de Ensino de Física, Encontro Nacional de Ensino de Química, Encontro Nacional de Ensino de Biologia e de Livros Didáticos de Ciências do Ensino Médio contemplados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático do ano de 2021. O processo analítico é de cunho qualitativo, no qual metodologicamente, na análise do corpus utilizamos Análise Textual Discursiva, constituída de três etapas: unitarização, categorização e comunicação. O metatexto indica poucas problematizações acerca do tema Violência contra a Mulher no Ensino de Ciências, a importância dessa abordagem e a Violência estrutural contra a Mulher. |
Resumen : | The research addresses the interrelationships between gender, science, technology, society, and education. The objective is based on examining violence to foster a broader discussion in Science Education. Women face various forms of discrimination, both within and outside the domestic sphere. Thus, Violence Against Women as a whole is an emerging contemporary issue, making its discussion in schools essential. This violence has its roots in a historical context marked by machismo, highlighting the importance of discussing the social, cultural, political, and scientific-technological factors that perpetuate it, particularly within the school environment. In this regard, the present research focuses on identifying how Violence Against Women is problematized in Science Education, considering the relevance and urgency of this theme in the field. From this perspective, the research problem is formulated as follows: How is Violence Against Women problematized from a Science-Technology-Society perspective in Science Education? The study aims to understand the theme of Violence Against Women and its interrelations with Science-Technology-Society and Science Education. The corpus of analysis consists of theses and dissertations from the Brazilian Institute of Information in Science and Technology, proceedings from the National Meeting on Research in Science Education, the National Symposium on Physics Education, the National Meeting on Chemistry Education, the National Meeting on Biology Education, and high school science textbooks included in the 2021 National Textbook and Teaching Materials Program. The analytical process is qualitative, and methodologically, the corpus is examined through Discursive Textual Analysis, comprising three stages: unitization, categorization, and communication. The metatext indicates a limited problematization of Violence Against Women in Science Education, emphasizing the importance of addressing this issue and the structural violence against women. |
Palabras clave : | Violência contra a Mulher Ensino de Ciências Ciência-Tecnologia-Sociedade |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Cerro Largo |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Type of Access: | Acesso Embargado |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8500 |
Fecha de publicación : | 2025 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Aparece en las colecciones: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARTINS.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.