Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8501
Type: Dissertação
Título : Compreensões sobre avaliação da aprendizagem nos projetos pedagógicos de cursos da área de ciências da natureza do Campus Cerro Largo da UFFS
Author: Florczak, Sueli Maria
First advisor: Santos, Rosemar Ayres dos
metadata.dc.contributor.referee1: Krause, João Carlos
metadata.dc.contributor.referee2: Hermel, Erica do Espírito Santo
Resume: A avaliação é uma parte indispensável do processo de concepção dos currículos dos cursos de graduação na área das Ciências da Natureza (CN). Discutir esse tema significa ressaltar as formas de compreensão do percurso formativo de aprendizagem dos estudantes e os pressupostos teóricos e metodológicos propostos nos Projetos Pedagógicos de Curso. Nesse sentido, considerando o campus Cerro Largo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e, mais especificamente, os cursos da área de Ciências da Natureza, este estudo foi pautado no questionamento: Quais concepções de avaliação da aprendizagem são articuladas nos Projetos Pedagógicos de Curso da área de Ciências da Natureza no campus Cerro Largo da UFFS? Para responder ao problema de pesquisa, estabelecemos como objetivo geral analisar as concepções de avaliação da aprendizagem presentes nos PPC da área de CN, aprofundando a compreensão conceitual de currículo e avaliação da aprendizagem. Adotamos como principais referenciais teóricos os estudos de Silva, Goodson, Lopes e Macedo, Hoffmann e Luckesi. Desse modo, trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho documental. Como metodologia de análise, utilizamos o processo de análise de conteúdo. A partir do objetivo geral, organizamos a pesquisa em objetivos específicos, desenvolvidos, respectivamente, em dois artigos que constituem os capítulos da presente dissertação. O primeiro capítulo é a parte introdutória. O segundo capítulo/artigo corresponde a uma revisão de literatura que tem o intuito de identificar as concepções de currículo e avaliação nas pesquisas encontradas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, que tratam dos PPC de licenciatura na área de CN. Os resultados do estudo indicam que, nos PPC das pesquisas da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), prevalecem concepções tradicionais de currículo e poucas abordagens quanto à avaliação da aprendizagem, tratando mais da avaliação institucional e da avaliação em larga escala. O terceiro capítulo/artigo apresenta uma pesquisa que tem o objetivo de investigar as concepções de avaliação da aprendizagem nos PPC de CN do campus Cerro Largo da UFFS. Como resultado, identificamos que prevalecem concepções críticas nos documentos analisados, ficando clara nas abordagens a proposta de um currículo com características de um ensino crítico, apontando para a avaliação mediadora. A análise trouxe conhecimentos importantes que permitiram ampliar nossas discussões e contribuir para pensarmos perspectivas de avaliação contemporâneas.
Palabras clave : Currículo
Ensino superior
Ensino de ciências
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8501
Fecha de publicación : 2025
metadata.dc.level: Mestrado
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FLORCZAC.pdf29,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.