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Tipo: Dissertação
Título: A investigação-formação-ação e práticas pedagógicas de modelagem nas ciências e matemática no ensino médio
Autor(es): Hanauer, Valquiria Ottonelli
Primeiro Orientador: Bonotto, Danusa de Lara
Primeiro membro da banca: Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
Segundo membro da banca: Bervian, Paula Vanessa
Resumo: Esta pesquisa discute as temáticas Investigação-Formação-Ação (IFA), Modelagem nas Ciências e Matemática (MCM), Alfabetização Científica (AC) e saberes docentes está vinculada à linha de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC). Tem como objetivo compreender as implicações do desenvolvimento de uma prática pedagógica fundamentada no processo de MCM pelo viés da IFA, no cenário da sala de aula. Desse modo, a partir disso, tem início o primeiro movimento na espiral autorreflexiva e, também, o segundo o qual consistiu no planejamento da prática que foi realizado com a colaboração dos professores da área das Ciências da Natureza, de modo específico, da Biologia e da Química, e da Matemática e suas Tecnologias, que atuam na mesma turma, a qual a professora pesquisadora é regente na disciplina de Matemática. Assim, esta pesquisa tem o olhar voltado para a sala de aula, ou seja, para a produção dos alunos a partir da materialização do processo de modelagem e para a prática da professora pesquisadora e suas colaboradoras, marcando o movimento de ação na espiral autorreflexiva. Os sujeitos da pesquisa são alunos do primeiro ano do nível médio de ensino de uma escola estadual localizada no interior do Rio Grande do Sul – RS. A escolha da turma e da escola estão relacionadas ao ambiente de trabalho da pesquisadora, por isso, justifica-se o local da pesquisa. Os dados são constituídos por meio dos registros escritos dos alunos, do diário de aula da professora pesquisadora e das professoras colaboradoras, do material gravado de uma das aulas desenvolvidas e de uma entrevista semiestruturada realizada com as professoras colaboradoras. A análise dos dados segue os procedimentos da Análise de Conteúdo. O estudo de revisão denotou a compreensão de modelo atrelada à noção de representação e como artefato epistêmico e de modelagem como um meio para qualificar os processos de ensino e de aprendizagem; permitiu melhor compreensão acerca do processo de MCM, o reconhecimento de diferentes perspectivas teóricas na área de Ensino de Ciências e na Educação Matemática, bem como, das práticas desenvolvidas. A análise da prática de MCM desenvolvida com os alunos configura-se como um movimento de ação e reflexão da espiral autorreflexiva, a qual está presente em todo o processo, sendo textualizada em três categorias emergentes que denotam: 1) leitura e interpretação de informações; 2) produção de chocolate e das embalagens; 3) modelo matemático e sistematização. Essas categorias perpassam pelas etapas do processo de MCM e contemplam indicadores da AC, sendo os mais frequentes a organização e a classificação de informações, seguidos do raciocínio lógico, da justificativa e da explicação. A análise da entrevista marca um movimento de reflexão sobre a prática desenvolvida evidenciando elementos do planejamento das professoras: recursos utilizados e dificuldades durante o planejamento, bem como, as potencialidades e desafios acerca da inserção de práticas de MCM na sala de aula. Os saberes docentes são mobilizados durante todos os ciclos da espiral autorreflexiva desencadeada por meio da IFA, apresentando maior frequência os saberes da formação profissional e os saberes experienciais.
Abstract/Resumen: This research discusses the themes of Investigation-Training-Action (IFA), Modeling in Science and Mathematics (MCM), Scientific Literacy (AC) e teaching Knowledge and is linked to the line of Teacher Training and Pedagogical Practices of the Graduate Program in Science Teaching (PPGEC). Its aim is to understand the implications of developing a pedagogical practice based on the SCM process through the IFA, in the classroom scenario. Thus, the first movement in the self-reflective spiral began, as did the second, which consisted of planning the practice, which was carried out with the collaboration of teachers from the natural sciences, specifically biology and chemistry, and mathematics and its technologies, who work in the same class, which the researcher teaches in mathematics. Thus, this research looks at the classroom, in other words, at the students' production based on the materialization of the modeling process and at the practice of the research teacher and her collaborators, marking the movement of action in the self-reflective spiral. The research subjects are first-year high school students from a state school located in the countryside of Rio Grande do Sul – RS. The choice of class and school is related to the researcher's working environment, which justifies the location of the research. The data is made up of the students' written records, the lesson diaries of the researcher and the collaborating teachers, recorded material from one of the lessons and a semi-structured interview with the collaborating teachers. Data analysis follows the procedures of Content Analysis. The review study revealed an understanding of the model linked to the notion of representation and as an epistemic artifact, and of modeling as a means of qualifying the teaching and learning processes; it allowed for a better understanding of the MCM process, the recognition of different theoretical perspectives in the area of Science Teaching and Mathematics Education, as well as the practices developed. The analysis of the CMM practice developed with the students is configured as a movement of reflection of the self-reflective spiral and is present throughout the process, being textualized in three emerging categories that denote: 1) reading and interpreting information; 2) producing chocolate and packaging; 3) mathematical modeling and systematization. These categories go through the stages of the CMM process and include CA indicators, the most frequent being the organization and classification of information, followed by logical reasoning, justification and explanation. The analysis of the interview shows elements of the teachers' planning: resources used and difficulties and reflections on the practice carried out, revealing its potential and challenges. Teaching knowledge is mobilized during all the cycles of the self-reflective spiral triggered by the IFA, with professional training knowledge and experiential knowledge being the most frequent.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Ensino de matemática
Indicadores de alfabetização científica
Investigação-formação-ação
Saberes docentes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8502
Data do documento: 2024
Nível: Mestrado
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