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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8503
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação ambiental crítica e a formação inicial de professores de ciências biológicas |
Autor(es): | Palinski, Vanessa Cléia |
Primeiro Orientador: | Bervian, Paula Vanessa |
Primeiro membro da banca: | Santos, Eliane Gonçalves dos |
Segundo membro da banca: | Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira |
Resumo: | A presente pesquisa aborda a inserção da Educação Ambiental (EA) na formação inicial de professores. Nessa perspectiva, objetivamos investigar as compreensões de EA crítica de professores em formação inicial de Ciências Biológicas em um processo de Investigação-Formação-Ação no Ensino de Ciências (IFAEC) e a influência dessas compreensões na constituição docente. Partimos da seguinte problematização: o que se mostra sobre a EA crítica na formação inicial de professores de Ciências Biológicas? Para atender o objetivo e responder a problemática proposta desenvolvemos a pesquisa em duas etapas. A primeira trata-se um estado do conhecimento, para o qual o corpus de análise foi constituído por 12 teses e 18 dissertações brasileiras com enfoque na EA na formação inicial de professores de Ciências, selecionadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Compondo assim o primeiro artigo da dissertação. A segunda etapa corresponde à pesquisa empírica, realizada com a participação de 15 professores em formação inicial de Ciências Biológicas, durante 18 encontros formativos no Componente Curricular (CCR) de Prática de Ensino: educação ambiental, os quais foram planejados conforme os pressupostos da IFAEC. Durante os encontros empregamos como instrumentos de coleta de dados um questionário inicial, escritas reflexivas contidas nos Webfólios, sendo este um diário virtual construído a partir da ferramenta Google Sites e o desenvolvimento do grupo focal com 10 dos licenciandos de Ciências Biológicas matriculados no CCR, o qual foi áudio gravado e transcrito para a análise. Desta segunda etapa da pesquisa emergiram o segundo, terceiro, quarto e quinto artigo que compõem esta dissertação. Os dados provenientes da revisão bibliográfica, do questionário inicial, diários de formação e transcrição das áudio gravações do grupo focal foram submetidos à Análise Textual Discursiva (ATD) com o auxílio do software ATLAS.ti. Evidenciamos que a EA é o alicerce para a formação de uma sociedade ambientalmente sustentável, porém para que seja possível trabalhá-la em seu viés crítico é necessário que os professores tenham uma formação de qualidade. Em vista disso, destacamos a importância da ambientalização curricular que possibilita que a EA seja inserida em diferentes níveis de ensino, sendo abordada por diferentes áreas do conhecimento. Portanto, ao inserir a dimensão ambiental nos currículos dos cursos de formação inicial de professores, possibilita-se que o futuro docente "germine", passando por diversas etapas até sua constituição, assim como uma semente, que precisa germinar para se desenvolver. Esse processo de desenvolvimento não se dá de forma linear, mas como um ciclo contínuo que interage entre teoria, prática e reflexão. Em vista disso, a IFAEC apresenta-se como um modelo de ensino potencial, pois propicia uma abordagem reflexiva e contextualizada, instigando os professores a investigarem temáticas emergentes na contemporaneidade que vão ao encontro do cotidiano dos alunos, possibilitando planejar e desenvolver práticas pedagógicas que visem a alfabetização científica e a criticidade dos alunos, dialogando assim com as demandas da EA. Logo, professores que se constituem com foco em EA possuem o potencial de desenvolver uma abordagem crítica capaz de sensibilizar as futuras gerações, promovendo assim o desenvolvimento sustentável. |
Abstract/Resumen: | This research aimed at discussing the inclusion of Environmental Education (EE) in initial teacher training. From this perspective, our objective is to investigate the critical environmental education understandings of initial training teachers in Biological Sciences in Action-Research-Training in Science Teaching (IFAEC) process and the influence of these understandings on the teacher's constitution. We started from the following problematization: which information is presented about critical EE in the initial training of biological sciences teachers? To understand the objective and work on the perspectives of the proposed problem, we developed the research in two stages. The first stage is a state of knowledge, which the corpus of analysis was developed of 12 Brazilian theses and 18 dissertations focusing on EE in the initial training of science teachers, selected from the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). This develops the first article of the dissertation. The second stage is related to the empirical research, accomplished with the participation of 15 teachers in initial training in biological science, during 18 formative meetings in the Curricular Component (CCR) of Teaching Practice: environmental education, which were planned according to the assumptions of the IFAEC. During the meetings, we used an initial questionnaire, reflective writings contained in the Webfolios - a virtual diary built using the Google Sites tool - and the development of a focal group with 10 Biological Sciences undergraduates enrolled in the CCR, which was audio recorded and transcribed for analysis. From this second stage of the research emerged the second, third and fourth articles that developed this dissertation. The data from the literature review, the initial questionnaire, the training diaries and the transcript of the audio recordings of the focal group were submitted to Textual Discourse Analysis (TDA) using the ATLAS. ti software. We can identify that environmental education is the foundation for the formation of an environmentally sustainable society, but in order to be able to work with it in a critical way, teachers need to have the right training. As a result, we emphasize the importance of curricular environmentalisation, which allows environmental education to be included at different levels of education, being addressed by different areas of knowledge. Therefore, by including the environmental dimension in the curriculums of initial teacher training courses, it is possible for the future teacher to develop knowledge, going through many stages until the graduation, just like a seed, which needs to germinate in order to develop. This development process does not take place in a linear way, but as a continuous cycle that interacts among theory, practice and reflection. Therefore, IFAEC presents itself as a potential teaching model, because it provides a reflective and contextualized approach, instigating teachers to investigate emerging contemporary themes that are related to the students' daily lives, making it possible to plan and develop pedagogical practices that promote scientific literacy and students' criticality, in this way, discussing the demands of environmental education. Therefore, teachers who are trained with a focus on environmental education have the potential to develop a critical approach capable of raising awareness among future generations, thus promoting sustainable development. |
Palavras-chave: | Ensino de ciências Formação de Professores Práticas Pedagógicas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Cerro Largo |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8503 |
Data do documento: | 2025 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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