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Tipo: Dissertação
Título: De maravilhas a desafios: constituições, percalços e possibilidades do fazer docente em ciências biológicas
Autor(es): Souza, Vanessa de
Primeiro Orientador: Santos, Eliane Gonçalves dos
Primeiro membro da banca: Santos, Maria Cristina Ferreira dos
Segundo membro da banca: Güllich, Roque Ismael da Costa
Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa no Ensino de Ciências e Biologia, com foco na formação docente, profissionalidade, subjetividade e inserção profissional de professores de Ciências Biológicas. A pesquisa aborda a singularidade no processo de constituição docente, os desafios e as potencialidades da profissão. Participaram onze egressos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Cerro Largo/RS, formando um grupo operativo (Pichon Rivière), com até dez anos de experiência na docência. Os instrumentos utilizados foram entrevistas individuais semiestruturadas e dois encontros grupais on-line, realizados via Google Meet, gravados e transcritos. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e associados à metáfora da história Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (2021), para refletir acerca das maravilhas, (im)previsibilidades, angústias e subjetividades da docência. A dissertação está organizada em cinco capítulos, abordando desde os fundamentos teóricos até a análise e reflexões sobre a prática docente dos egressos de Ciências Biológicas da UFFS. Os resultados revelam (des)semelhanças entre as percepções de inserção profissional nas pesquisas brasileiras e a realidade dos egressos entrevistados, destacando o papel diferencial da UFFS como espaço formativo e de apoio, os laços afetivos entre professores e alunos, e a relevância dos programas de Iniciação à Docência. Se evidencia a necessidade de formação continuada, momentos reflexivos e ressignificação do ser professor. O início da docência exige apoio entre pares, sendo um período significativo para o desenvolvimento profissional. Levantamos a hipótese de que se constituir professor demanda mais do que a habilitação acadêmica. Partindo da análise das cenas do cotidiano, concluímos que o exercício docente é uma função valorosa, que atravessa a identidade do sujeito, instaura marcas subjetivas e outras (pré)estabelecidas na atuação profissional. Apesar dos desafios, existem potencialidades (maravilhas), e as metodologias grupais contribuem para fortalecer vínculos, promover novas aprendizagens e ressignificar as existentes. Entendemos a necessidade da continuidade de investigações sobre a temática, ampliando-a a outras realidades geográficas, para compreendermos quais as implicações da formação (instituição formadora) para a subjetividade de quem escolhe viver à docência, assim como as possíveis repercussões das intervenções/influências da estrutura organizacional e/ou legislações de cada contexto escolar/região na formação e inserção docente.
Abstract/Resumen: This thesis explores qualitative research in the fields of Science and Biology Teaching, focusing on teacher training, professionalism, subjectivity and professional insertion of Biological Sciences teachers. The study explores the distinct nature of the teaching process, along with the challenges and potential of the profession. Eleven graduates of the Biological Sciences Course at the Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Cerro Largo/RS, formed an operative group (Pichon Rivière), with teaching experience spanning up to a decade. The instruments used were semi-structured individual interviews and two virtual group meetings, held via Google Meet, which were recorded and later transcribed. The data were analyzed based on Bardin's Content Analysis (2011) and linked to the allegory of Lewis Carroll's Alice in Wonderland (2021) to contemplate the marvels, (un)certainties, anxieties and subjectivities of teaching. The dissertation is structured into five distinct chapters, covering topics that range from theoretical principles to analysis and reflections on the teaching practice of UFFS graduates in Biological Sciences. The findings indicate (dis)similarities between the perceptions of professional insertion in Brazilian research and the actual experiences of the graduates interviewed. The distinctive role of UFFS as a space for education and support, the emotional bonds between teachers and students, and the importance of the Teaching Initiation programs stand out. It is clear that continuous education, opportunities for introspection, and a reevaluation of the teaching profession are essential. Starting a teaching career requires peer support, and is a significant period for professional advancement. Our assumption is that entering the teaching profession demands more than just academic qualifications. Through the observation of routine situations, we conclude that teaching is a valuable function that contributes to the subject's identity, creating both subjective and other (pre)established marks in professional performance. Despite the challenges, there are potentialities (wonders), and group methodologies contribute to enhance relationships, promote new learning and reshape existing ones. We recognize the need for further exploration on this topic, expanding it to other geographical environments, to understand the implications of training (training institution) for the subjectivity of those who pursue teaching careers. We recognize the possible repercussions of interventions/influences of the organizational structure and/or legal regulations of each school context/region on the training and integration of teachers.
Palavras-chave: Inserção profissional
Docência
Ensino de ciências
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8504
Data do documento: 2024
Nível: Mestrado
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