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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da aprendizagem no ensino de ciências: um olhar para documentos curriculares
Autor(es): Krüger, Eliane Weiss
Primeiro Orientador: Uhmann, Rosangela Ines Matos
Primeiro membro da banca: Machado, Neusete Rigo
Segundo membro da banca: Martins, Márcio Marques
Resumo: A presente pesquisa aborda a Avaliação da Aprendizagem nos Currículos do Ensino de Ciências (EC). Para a presente pesquisa observamos nas dissertações e teses publicadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) de que forma os estudos curriculares se apropriaram da temática avaliação da aprendizagem, respectivo aos referenciais recorrentes para o tema em questão. Cabe destacar que a presente pesquisa adveio da análise das pesquisas encontradas na BDTD, dos trabalhos dos anais do evento da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), de 2019, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2018 e dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP), de 2015 a 2021, totalizando 27 Escolas Públicas da 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), caracterizando uma pesquisa de cunho qualitativo (LÜDKE; ANDRÉ, 2011). E, para análise dos dados, foram utilizadas as duas perspectivas de Uhmann (2015), a saber: perspectiva da avaliação classificatória da reprodução (pautada na relação pedagógica de autoritarismo com alienação) e perspectiva da avaliação emergente da recriação (pautada na relação pedagógica de autoridade com negociação e emancipação). Enfim, os resultados foram amparados nas duas perspectivas avaliativas de Uhmann (2015), sendo possível observar que a perspectiva da avaliação classificatória prevalece nas pesquisas da BDTD, nos trabalhos da Anped e na BNCC, enquanto nos PPPs, a avaliação emergente da recriação. Assim, compreendemos ser adequada ao professor utilizar a perspectiva avaliativa emergente da recriação para auxiliar no envolvimento do aluno, na resolução de problemas, colocando-o como protagonista do processo de ensino e aprendizagem. A presente pesquisa chama atenção, portanto, para a importância de dialogarmos e investirmos em pesquisas que chegam aos professores acerca da temática do currículo e da avaliação da aprendizagem para contemplarem em suas práticas docentes. A elaboração de documentos curriculares como do PPP no EC de forma social, cultural e identitária, e, acima de tudo, na ressignificação das diferentes estratégias avaliativas de aprendizagem, pode ser um fator primordial no processo de avaliação da aprendizagem no EC.
Abstract/Resumen: The present research addresses the Avaliação da Aprendizagem nos Currículos do Ensino de Ciências (EC). For this research we observed in the dissertations and thesis published in the Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) how the curriculum studies have appropriated the theme assessment of learning, respective to the recurrent references for the theme in question. It is noteworthy that this research came from the analysis of research found in BDTD, the proceedings of the event of the National Association of Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), 2019, the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2018 and the Projetos Políticos Pedagógicos (PPP), 2015 to 2021, totaling 27 public schools of the 17th Coordenadoria Regional de Educação (CRE), characterizing a qualitative research (LÜDKE; ANDRÉ, 2011). And for data analysis, the two perspectives of Uhmann (2015) were used, namely: perspective of the classificatory evaluation of reproduction (based on the pedagogical relationship of authoritarianism with alienation) and perspective of the emerging evaluation of recreation (based on the pedagogical relationship of authority with negotiation and emancipation). Finally, the results were supported in the two evaluative perspectives of Uhmann (2015), being possible to observe that the perspective of classificatory assessment prevails in BDTD research, in Anped's works and in the BNCC, while in the PPP, the emerging assessment of recreation. What allowed us to recognize the indispensable study to provide subsidies for the curricular organization, in this favoring the pedagogical action. Thus, we understand that it is appropriate for the teacher to use the evaluative perspective emerging from the recreation to assist in the involvement of the student, in problem solving, placing him as the protagonist of the teaching and learning process. Therefore, this research calls attention to the importance of dialog and investment in research that reaches teachers about the curriculum and learning evaluation to be included in their teaching practices. The elaboration of curricular documents such as the PPP in the CE in a social, cultural and identitary way, and, above all, in the re-signification of the different evaluative strategies of learning, to be a primordial factor in the process of learning evaluation in the CE.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Ensino de ciências
Currículo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8505
Data do documento: 2022
Nível: Mestrado
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