Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8507
Type: | Monografia |
Título : | Políticas institucionais contra o assédio moral: estudo em universidades federais brasileiras |
Author: | Barboza, Larissa Mueller |
First advisor: | Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani |
Resume: | Este trabalho analisa as políticas institucionais contra o assédio moral nas universidades federais brasileiras, buscando identificar práticas e propor melhorias para aprimorar a prevenção e a resolução de casos. O estudo adota uma abordagem metodológica mista, combinando técnicas quantitativas e qualitativas para descrever e avaliar a existência de políticas, comissões e diretrizes voltadas ao combate ao assédio moral. A pesquisa documental realizada em 69 universidades federais revelou que 21,73% dessas instituições possuem políticas específicas de enfrentamento ao assédio moral, evidenciando uma lacuna significativa nas instituições. Na análise qualitativa destaca-se práticas como criação de comissões, capacitação da comunidade e desenvolvimento de canais de denúncia e acolhimento, que visam promover um ambiente acadêmico seguro e inclusivo. Embora algumas universidades apresentem protocolos detalhados, há disparidades significativas na aplicação e abrangência das políticas, refletindo necessidades institucionais específicas. O trabalho sugere melhorias, incluindo padronização dos protocolos, reforço no acolhimento às vítimas e capacitação contínua para fortalecer o compromisso das universidades com a integridade e o respeito no ambiente acadêmico. |
Resumen : | This paper analyzes institutional policies against “Bullying” or “Psychological Harassment” in Brazilian federal universities, seeking to identify practices and propose improvements to enhance the prevention and resolution of cases. The study adopts a mixed methodological approach, combining quantitative and qualitative techniques to describe and evaluate existing policies, committees, and guidelines aimed at combating bullying. The documentary research conducted in 69 federal universities revealed that 21.73% of these institutions have specific policies to address bullying, highlighting a significant gap in the institutions. The qualitative analysis highlights practices such as the creation of committees, community training, and development of reporting and support channels, which aim to promote a safe and inclusive academic environment. Although some universities have detailed protocols, there are significant disparities in the application and scope of policies, reflecting specific institutional needs. The paper suggests improvements, including standardization of protocols, reinforcement of support for victims, and ongoing training to strengthen the universities' commitment to integrity and respect in the academic environment. |
Palabras clave : | Assédio moral Universidade pública Políticas públicas |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8507 |
Fecha de publicación : | 2024 |
Aparece en las colecciones: | Administração |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BARBOZA.pdf | 999,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.