Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8508
Tipo: Monografia
Título: Plano de estruturação de uma startup voltada ao setor de transporte público urbano
Autor(es): Vieira, Leonardo Marques
Primeiro Orientador: Tosta, Humberto Tonani
Resumo: O trabalho apresentado propõe a criação de uma startup voltada à melhoria do sistema de transporte público urbano na cidade de Chapecó, utilizando o Business Model Canvas como ferramenta central. A pesquisa foi motivada pelas dificuldades enfrentadas pelos usuários. Problemas como superlotação, falta de pontualidade, dificuldades em créditos para o cartão-passe e acesso limitado a informações sobre o transporte público destacaram a necessidade de uma solução. A startup denominada "UniDestino" propõe um aplicativo que integra funcionalidades como geolocalização em tempo real dos ônibus, previsão de chegada e saída, informações sobre rotas e pontos de parada, além de recargas online de cartões de transporte. O objetivo é oferecer praticidade e autonomia aos usuários e melhorar a eficiência operacional das empresas de transporte. A pesquisa utilizou métodos qualitativos, através da aplicação de um questionário semi-aberto a 72 estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul que utilizam o transporte urbano da cidade de Chapecó. Os resultados destacaram que 70% dos participantes nunca conseguiram realizar recargas online e além disso 72% avaliaram a pontualidade como irregular. A startup propõe um modelo de negócio B2B e B2C, atendendo tanto empresas a empresa prestadora de serviço, quanto a passageiros do transporte. Assim conclui-se que a startup tem potencial de melhorar a experiência dos usuários de transporte público, promovendo acessibilidade e eficiência.
Abstract/Resumen: The presented work proposes the creation of a startup aimed at improving the urban public transportation system in the city of Chapecó, using the Business Model Canvas as the central tool. The research was motivated by the difficulties faced by users. Issues such as overcrowding, lack of punctuality, difficulties with card recharges, and limited access to information highlighted the need for a solution. The startup, named "UniDestino," proposes an application that integrates functionalities such as real-time bus geolocation, arrival and departure forecasts, information about routes and stops, and online transportation card recharges. The goal is to provide users with convenience and autonomy while improving the operational efficiency of transportation companies. The research employed qualitative methods, using a semi-open questionnaire applied to 72 students from the Federal University of Fronteira Sul who use the urban transportation system in Chapecó. The results revealed that 70% of participants had never successfully completed an online recharge, and 72% rated punctuality as inconsistent. The startup proposes a B2B and B2C business model, serving both transportation service providers and passengers. Thus, it is concluded that the startup has the potential to enhance the public transportation user experience by promoting accessibility and efficiency.
Palavras-chave: Inovação
Transporte público
Planejamento estratégico
Aplicativos móveis
Empreendedorismo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8508
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIEIRA.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.