Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8519
Tipo: Monografia
Título: Plano de negócios para abertura de uma esmalteria em Chapecó
Autor(es): Dias, Silvia dos Santos
Primeiro Orientador: Tosta, Humberto Tonani
Resumo: Na abertura de uma empresa o planejamento é essencial para diminuir incertezas e riscos, o plano de negócios nesse processo torna-se a ferramenta ideal, pois através dele é possível estabelecer objetivos, definir os primeiros passos da empresa e analisar sua viabilidade. O principal objetivo deste trabalho foi verificar a viabilidade da abertura de uma esmalteria na cidade de Chapecó através da elaboração de um plano de negócios. O estudo caracterizou-se por abordagem qualitativa e quantitativa, e quanto aos fins tratou-se de uma pesquisa descritiva. Quanto aos meios, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação e pesquisa de campo através de questionário. A realização deste trabalho possibilitou estruturar o negócio como um todo, arquitetando todas as partes da empresa: estrutura organizacional, plano de marketing, plano operacional, plano financeiro e ainda possibilitou realizar a análise de mercado. O estudo permitiu identificar que o negócio possui pouca atratividade no retorno do investimento, o que demandaria novas estratégias.
Abstract/Resumen: When opening a company, planning is essential to reduce uncertainties and risks, the business plan in this process becomes the ideal tool, as through it it is possible to establish objectives, define the company's first steps and analyze its viability. The main objective of this work was to verify the feasibility of opening a nail polish shop in the city of Chapecó through the preparation of a business plan. The study was characterized by a qualitative and quantitative approach, and in terms of purposes, it was a descriptive research. As for the means, bibliographical research, documentary research, observation and field research through questionnaires were used. Carrying out this work made it possible to structure the business as a whole, architecting all parts of the company: organizational structure, marketing plan, operational plan, financial plan and also made it possible to carry out market analysis. The study identified that the business has little attractiveness in terms of return on investment, which would require new strategies.
Palavras-chave: Planejamento
Empreendedorismo
Gestão de negócios
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8519
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIAS.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.