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Type: Monografia
Title: Plano de negócios para abertura de uma esmalteria em Chapecó
Author: Dias, Silvia dos Santos
First advisor: Tosta, Humberto Tonani
Resume: Na abertura de uma empresa o planejamento é essencial para diminuir incertezas e riscos, o plano de negócios nesse processo torna-se a ferramenta ideal, pois através dele é possível estabelecer objetivos, definir os primeiros passos da empresa e analisar sua viabilidade. O principal objetivo deste trabalho foi verificar a viabilidade da abertura de uma esmalteria na cidade de Chapecó através da elaboração de um plano de negócios. O estudo caracterizou-se por abordagem qualitativa e quantitativa, e quanto aos fins tratou-se de uma pesquisa descritiva. Quanto aos meios, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação e pesquisa de campo através de questionário. A realização deste trabalho possibilitou estruturar o negócio como um todo, arquitetando todas as partes da empresa: estrutura organizacional, plano de marketing, plano operacional, plano financeiro e ainda possibilitou realizar a análise de mercado. O estudo permitiu identificar que o negócio possui pouca atratividade no retorno do investimento, o que demandaria novas estratégias.
Abstract: When opening a company, planning is essential to reduce uncertainties and risks, the business plan in this process becomes the ideal tool, as through it it is possible to establish objectives, define the company's first steps and analyze its viability. The main objective of this work was to verify the feasibility of opening a nail polish shop in the city of Chapecó through the preparation of a business plan. The study was characterized by a qualitative and quantitative approach, and in terms of purposes, it was a descriptive research. As for the means, bibliographical research, documentary research, observation and field research through questionnaires were used. Carrying out this work made it possible to structure the business as a whole, architecting all parts of the company: organizational structure, marketing plan, operational plan, financial plan and also made it possible to carry out market analysis. The study identified that the business has little attractiveness in terms of return on investment, which would require new strategies.
Keywords: Planejamento
Empreendedorismo
Gestão de negócios
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8519
Issue Date: 2024
Appears in Collections:Administração

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