Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8528
Type: Monografia
Title: Políticas de assistência estudantil para estudantes mães nas universidades federais da região sul do Brasil
Author: Paulek, Karoline
First advisor: Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Aguiar, Luana Morais de
Resume: As mulheres ainda enfrentam inúmeros desafios devido à mentalidade persistente na sociedade de que são responsáveis pelas tarefas domésticas e cuidados com os filhos. O fato de as mulheres gastarem, em média, o dobro do tempo que os homens em afazeres domésticos conforme dados do IBGE (2024), impacta diretamente em sua participação no mercado de trabalho e na vida acadêmica. Sua presença nas universidades é reflexo das mudanças sociais que vêm ocorrendo, porém ainda há muito a ser feito. Com base nessas informações, o tema do presente trabalho de conclusão de curso é: Políticas de Assistência Estudantil para Estudantes Mães nas Universidades Federais da Região Sul do Brasil, desenvolvido através de pesquisa documental com a coleta de dados nos sites institucionais das universidades. Com isso o presente trabalho apresenta algumas barreiras enfrentadas pelas mulheres na busca por uma formação, as legislações existentes que buscam melhorar a permanência das mulheres na educação superior como a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), e tem por objetivo “Analisar as políticas de assistência estudantil para estudantes mães nas universidades federais da região sul do Brasil.” Temos uma grande necessidade de criarmos políticas públicas voltadas para a assistência de estudantes mães para permitir que mais mães tenham acesso às redes de ensino e consigam concluir os seus estudos. A partir dos resultados alcançados no presente trabalho, foi possível identificar que existem algumas ações voltadas para o público alvo da pesquisa em todas as instituições de ensino analisadas, com destaque para o auxílio creche disponível em 90% das universidades analisadas, o auxílio moradia ou moradia estudantil disponível para 100% das universidades analisadas e os exercícios domiciliares disponível em 100% das universidades analisadas.
Abstract: Women still face numerous challenges due to the persistent mindset in society that they are responsible for domestic tasks and childcare. The fact that women spend, on average, twice as much time as men on household chores, according to data from IBGE (2024), directly impacts their participation in the labor market and in academic life. Their presence in universities reflects the social changes that have been taking place, but there is still much to be done. Based on this information, the theme of this thesis is: Student Assistance Policies for Mother Students in Federal Universities in the Southern Region of Brazil, developed through documentary research with data collected from the institutional websites of universities. This study presents some barriers faced by women in the pursuit of education, the existing legislations aimed at improving women's retention in higher education, such as the National Student Assistance Policy (PNAES), and its objective is to "Analyze student assistance policies for mother students in federal universities in the Southern Region of Brazil." There is a significant need to create public policies focused on assisting mother students to allow more mothers to access educational networks and complete their studies. Based on the results of this research, it was possible to identify that there are some actions aimed at the target audience of the study in all the institutions analyzed, with a focus on daycare assistance available in 90% of the analyzed universities, housing assistance or student housing available in 100% of the analyzed universities, and home-based exercises available in 100% of the analyzed universities.
Keywords: Maternidade
Mães
Estudantes universitários
Políticas públicas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8528
Issue Date: 2024
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULEK.pdf981,46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.