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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8528
Tipo: | Monografia |
Título: | Políticas de assistência estudantil para estudantes mães nas universidades federais da região sul do Brasil |
Autor(es): | Paulek, Karoline |
Primeiro Orientador: | Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani |
Primeiro coorientador: | Aguiar, Luana Morais de |
Resumo: | As mulheres ainda enfrentam inúmeros desafios devido à mentalidade persistente na sociedade de que são responsáveis pelas tarefas domésticas e cuidados com os filhos. O fato de as mulheres gastarem, em média, o dobro do tempo que os homens em afazeres domésticos conforme dados do IBGE (2024), impacta diretamente em sua participação no mercado de trabalho e na vida acadêmica. Sua presença nas universidades é reflexo das mudanças sociais que vêm ocorrendo, porém ainda há muito a ser feito. Com base nessas informações, o tema do presente trabalho de conclusão de curso é: Políticas de Assistência Estudantil para Estudantes Mães nas Universidades Federais da Região Sul do Brasil, desenvolvido através de pesquisa documental com a coleta de dados nos sites institucionais das universidades. Com isso o presente trabalho apresenta algumas barreiras enfrentadas pelas mulheres na busca por uma formação, as legislações existentes que buscam melhorar a permanência das mulheres na educação superior como a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), e tem por objetivo “Analisar as políticas de assistência estudantil para estudantes mães nas universidades federais da região sul do Brasil.” Temos uma grande necessidade de criarmos políticas públicas voltadas para a assistência de estudantes mães para permitir que mais mães tenham acesso às redes de ensino e consigam concluir os seus estudos. A partir dos resultados alcançados no presente trabalho, foi possível identificar que existem algumas ações voltadas para o público alvo da pesquisa em todas as instituições de ensino analisadas, com destaque para o auxílio creche disponível em 90% das universidades analisadas, o auxílio moradia ou moradia estudantil disponível para 100% das universidades analisadas e os exercícios domiciliares disponível em 100% das universidades analisadas. |
Abstract/Resumen: | Women still face numerous challenges due to the persistent mindset in society that they are responsible for domestic tasks and childcare. The fact that women spend, on average, twice as much time as men on household chores, according to data from IBGE (2024), directly impacts their participation in the labor market and in academic life. Their presence in universities reflects the social changes that have been taking place, but there is still much to be done. Based on this information, the theme of this thesis is: Student Assistance Policies for Mother Students in Federal Universities in the Southern Region of Brazil, developed through documentary research with data collected from the institutional websites of universities. This study presents some barriers faced by women in the pursuit of education, the existing legislations aimed at improving women's retention in higher education, such as the National Student Assistance Policy (PNAES), and its objective is to "Analyze student assistance policies for mother students in federal universities in the Southern Region of Brazil." There is a significant need to create public policies focused on assisting mother students to allow more mothers to access educational networks and complete their studies. Based on the results of this research, it was possible to identify that there are some actions aimed at the target audience of the study in all the institutions analyzed, with a focus on daycare assistance available in 90% of the analyzed universities, housing assistance or student housing available in 100% of the analyzed universities, and home-based exercises available in 100% of the analyzed universities. |
Palavras-chave: | Maternidade Mães Estudantes universitários Políticas públicas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8528 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Administração |
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