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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Irgang, Silvania Regina Pellenz-
dc.contributor.referee1Irgang, Silvania Regina Pellenz-
dc.contributor.referee2Bittencourt, Zoraia de Aguiar-
dc.contributor.referee3Carvalho, Rodrigo Saballa de-
dc.creatorHoscharuck, Jaqueline-
dc.date2016-12-15-
dc.date.accessioned2017-08-03T19:37:32Z-
dc.date.available2017-08-03T19:37:32Z-
dc.date.issued2017-12-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/852-
dc.description.resumoTrabalhar as relações étnico-raciais na escola é de suma importância, pois é na infância que a criança constitui a sua identidade. Por isso, o presente trabalho busca investigar de que maneira a escola de Educação Infantil aborda a questão das relações étnico-raciais com as crianças, analisando como o professor lida com situações de preconceito e como as crianças reagem diante do diferente. O interesse dessas questões partiram de observações realizadas na escola em que realizei o estágio curricular para Educação Infantil e que presenciei situações de preconceito durante a rotina escolar. Percebi que os professores tinham dificuldades em trabalhar o tema, faltando-lhes formação e conhecimento sobre o tema. A pesquisa de cunho qualitativo teve na literatura infantil, na abordagem teórica e na prática de estágio o método de pesquisa. Essa escolha me oportunizou desenvolver hipóteses e construir possibilidades de trabalho e reflexões acerca das relações étnico-raciais no âmbito da Educação Infantil. As práticas realizadas durante o Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, realizado no ano de 2015, foi o campo de atuação da pesquisa e o estudo se desenvolveu com quatorze crianças entre dois e três anos de idade. Durante o processo, foi possível verificar que as relações étnico-raciais são vivenciadas pelas crianças desde pequenas e que as mesmas já trazem consigo uma imagem negativa formada sobre os negros, seja na escolha dos brinquedos, nas brincadeiras ou no faz-de-conta. As crianças não encontram na escola um tempo e espaço para (re)pensar sobre a identidade do negro, sua cultura e o respeito às diferenças. Com isso, as propostas durante o estágio curricular foram desenvolvidas como possibilidades de práticas pedagógicas que contemplem esses elementos constitutivos do eu, do outro e do nós, em um processo de experiências, de escuta e de relações respeitosas entre as crianças, seus pares e os adultos. Considerando os resultados, é importante a elaboração de estratégias pedagógicas que contemplem a identidade da criança negra no âmbito escolar, trazendo também para a roda de conversa as relações étnico-raciais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-07-31T11:43:25Z No. of bitstreams: 1 HOSCHARUCK.pdf: 1841186 bytes, checksum: 471863cdabafcf6a504cdd0b1ad3683d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-03T19:37:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HOSCHARUCK.pdf: 1841186 bytes, checksum: 471863cdabafcf6a504cdd0b1ad3683d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-03T19:37:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HOSCHARUCK.pdf: 1841186 bytes, checksum: 471863cdabafcf6a504cdd0b1ad3683d (MD5) Previous issue date: 2017-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEstágio curricularpt_BR
dc.titleEducação infantil e as relações étnico-raciais: o eu, o outro e o nóspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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