Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8533
Tipo: Monografia
Título: Plano de negócio para abertura de um e-commerce do segmento de moda feminina
Autor(es): Fernandes, Giulia Matos
Primeiro Orientador: Tosta, Humberto Tonani
Resumo: No Brasil, muitas empresas encerram suas atividades nos primeiros anos de operação, e um dos principais motivos para isso é a falta de planejamento. Nesse sentido, o plano de negócios é uma ferramenta importante para o empreendedor, servindo como um guia na tomada de decisões e ajudando a avaliar riscos e oportunidades. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é desenvolver um plano de negócio para avaliar a viabilidade da abertura de um e-commerce do segmento de moda feminina com sede em Chapecó/SC. O estudo realizado é classificado como qualitativo e quantitativo, simultaneamente. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online aplicado a mulheres residentes de Chapecó com idade entre 20 e 54 anos. Os resultados evidenciam que o principal fator que impede as consumidoras de comprarem roupas online com maior frequência é a falta de confiança nas tabelas de tamanho, seguido por receio quanto à qualidade das peças. Os resultados revelam ainda que dentre os fatores que influenciam na compra de roupas pela internet, fotos e descrições detalhadas dos produtos são os mais importantes. Já a análise financeira mostrou que o negócio é economicamente viável, com índices de liquidez satisfatórios e, embora os indicadores de rentabilidade e lucratividade tenham sido negativos nos dois primeiros meses devido à expectativa de vendas baixas, as projeções de vendas médias e altas mostraram resultados favoráveis, indicando um panorama positivo para o futuro.
Abstract/Resumen: In Brazil, many companies close their activities in the first years of operation, and one of the main reasons for this is the lack of planning. In this sense, the business plan is an important tool for the entrepreneur, serving as a guide in decision-making and helping to evaluate risks and opportunities. From this perspective, the objective of this study is to develop a business plan to evaluate the feasibility of opening an e-commerce in the women's fashion segment based in Chapecó/SC. The study carried out is classified as qualitative and quantitative, simultaneously. Data collection was carried out through an online questionnaire applied to women residents of Chapecó aged between 20 and 54 years. The results show that the main factor preventing consumers from buying clothes online more frequently is the lack of trust in size charts, followed by fear about the quality of the pieces. The results also reveal that among the factors that influence the purchase of clothes online, photos and detailed descriptions of the products are the most important. The financial analysis showed that the business is economically viable, with satisfactory liquidity levels and, although the profitability and profitability indicators were negative in the first two months due to the expectation of low sales, the average and high sales projections showed favorable results, indicating a positive outlook for the future.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Comércio eletrônico
Moda feminina
Planejamento empresarial
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8533
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDES.pdf3,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.