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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8535
Type: | Dissertação |
Title: | Em nome da “nossa liberdade”: reacionarismo, youtube e implicações educacionais para a democracia |
Author: | Guimarães, Roberta |
First advisor: | Picoli, Bruno Antonio |
Resume: | Frente a onda reacionária que assola, especialmente desde a última década, diversas democracias pelo mundo, a presente pesquisa tem como objetivo central vislumbrar possibilidades para superação desta realidade ao passo que compreendemos o papel das redes sociais nesse processo. Por isso, pergunto: quais são os caminhos possíveis para a estruturação de um discurso democrático e antagônico ao reacionarismo emergente e potencializado pelas redes sociais? Analisando estas como espaços de potencialização de discursos reacionários à partir da educação informal, ou seja, da ação não sistematizada para educar mas que, de uma forma ou outra, intervém na subjetividade dos sujeitos, tenho como foco de análise a plataforma YouTube e, sobretudo, as concepções do canal do programa Os Pingos nos Ís da Jovem Pan acerca do conceito de “liberdade” e “liberdade de expressão”. O recorte temporal da análise compreende o período entre 24 de junho e 12 de novembro de 2021, delimitado pela prisão e subsequente entrevista de Daniel Silveira no programa analisado. O critério de seleção dos vídeos está delimitado aos que contenham, no título ou thumb, “Daniel Silveira”, “liberdade”, “censura” e “democracia”. Sobre a organização do texto, ele estará dividido em cinco momentos. No primeiro, o reacionarismo será analisado não como um fenômeno exclusivo do Brasil contemporâneo, mas como um fenômeno de escala global. No segundo momento, o foco será na análise das redes sociais enquanto espaços que privilegiam a difusão de discursos reacionários, exemplificando essa perspectiva a partir de movimentos reacionários na Itália, Estados Unidos e Brasil. No terceiro, apresentarei brevemente a história da Jovem Pan com foco especial ao momento em que a empresa abraça a direita brasileira (2013) e no momento que a empresa e seu programa Os Pingos nos Ís tornam-se porta-vozes do reacionarismo bolsonarista (2020). No quarto momento, a partir da análise das fontes, os esforços estarão centrados para compreender a forma como o programa Os Pingos nos Ís intervém na subjetividade de seus ouvintes e espectadores, ou seja, como o discurso ideológico emergente do programa educa os sujeitos a partir da mobilização de determinada concepção sobre “liberdade” e “liberdade de expressão”. É nesse momento que poderemos constatar a forma como o discurso emergente das redes sociais constrói a realidade política e social brasileira. No quinto e último momento, tenho como propósito pensar os elementos fundamentais para a estruturação de um discurso voltado para uma vida democrática no mundo como forma de superar a atual hegemonia política e ideológica reacionária e sua ação potencializada pelas redes sociais. Os resultados apontam para o fato de Os Pingos nos Ís desempenhar um papel central na construção de uma subjetividade reacionária, promovendo uma concepção distorcida de liberdade, frequentemente vinculada à negação de direitos e ao ataque às instituições democráticas. Conclui-se que as redes sociais não apenas amplificam discursos reacionários, mas também atuam como espaços de formação ideológica e de formação de subjetividades radicalizadas, demandando estratégias educacionais que fortaleçam a compreensão crítica e o pensamento democrático. A metodologia de pesquisa está pautada na obra “Investigar la educación desde la educación”, de Sebastián Plá (2020) e a teoria de análise política do discurso é embasada em “Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical” de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe (2015). |
Abstract: | In the face of the reactionary wave that has been impacting various democracies worldwide, particularly over the past decade, this research aims to explore possibilities for overcoming this reality while understanding the role of social media in this process. Therefore, I ask: what are the possible paths for structuring a democratic discourse that is antagonistic to the emerging reactionism enhanced by social networks? By analyzing social media as platforms that amplify reactionary discourses through informal education—i.e., non-systematized actions that educate in one way or another and influence the subjectivity of individuals—I focus my analysis on the YouTube platform, specifically the conceptions presented by the "Os Pingos nos Ís" program on Jovem Pan regarding the concepts of "freedom" and "freedom of expression." The temporal scope of the analysis spans from June 24 to November 12, 2021, marked by the arrest and subsequent interview of Daniel Silveira on the analyzed program. The selection criterion for videos is limited to those containing "Daniel Silveira," "freedom," "censorship," and "democracy" in their titles or thumbnails. The text is organized into five sections. The first section examines reactionism not as a phenomenon exclusive to contemporary Brazil but as a global phenomenon. The second section focuses on social media as platforms that facilitate the dissemination of reactionary discourses, exemplifying this perspective through reactionary movements in Italy, the United States, and Brazil. In the third section, I provide a brief history of Jovem Pan, with a special focus on the moment when the company aligned itself with the Brazilian right (2013) and when the company and its program "Os Pingos nos Ís" became prominent voices for Bolsonarist reactionism (2020). In the fourth section, based on the analysis of sources, efforts are centered on understanding how the "Os Pingos nos Ís" program influences the subjectivity of its listeners and viewers, i.e., how the emerging ideological discourse of the program educates subjects through the mobilization of a particular conception of "freedom" and "freedom of expression." It is at this moment that we can observe how the emerging discourse from social media shapes Brazilian political and social reality. In the fifth and final section, my purpose is to consider the fundamental elements for structuring a discourse aimed at promoting democratic life in the world as a way to overcome the current reactionary political and ideological hegemony and its amplification by social media. The results indicate that "Os Pingos nos Ís" plays a central role in constructing a reactionary subjectivity, promoting a distorted conception of freedom often linked to the denial of rights and attacks on democratic institutions. It is concluded that social media not only amplify reactionary discourses but also serve as spaces for ideological formation and the formation of radicalized subjectivities, necessitating educational strategies that strengthen critical understanding and democratic thinking. The research methodology is informed by Sebastián Plá's work "Investigar la educación desde la educación" (2020), and the political discourse analysis theory is grounded in "Hegemony and Socialist Strategy: Towards a Radical Democratic Politics" by Ernesto Laclau and Chantal Mouffe (2015). |
Keywords: | Conservadorismo (política) Mídias sociais Democracia Liberdade de expressão Educação informal Censura |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8535 |
Issue Date: | 2025 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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