Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/853
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pierozan, Sandra Simone Höpner | - |
dc.contributor.referee1 | Silveira, Carmem Lucia Albrecht da | - |
dc.contributor.referee2 | Longo, Maristela | - |
dc.contributor.referee3 | Pierozan, Sandra Simone Höpner | - |
dc.creator | Miola, Patrícia | - |
dc.date | 2016-12-14 | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-03T19:37:49Z | - |
dc.date.available | 2017-08-03T19:37:49Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-12 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/853 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como finalidade analisar como as futuras professoras do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul estão sendo preparadas para sua atuação. Neste sentido o tema apresentado foi: o ensino de ciências na formação do pedagogo. Possui como objetivo geral analisar a disciplina de Ensino de Ciências: Conteúdo e Metodologia da Universidade Federal da Fronteira Sul, a fim de compreender como os professores estão sendo preparados para sua atuação no ensino de ciências. Pretendeu-se ter uma visão de como é feita a formação de professores levando em consideração os aspectos voltados ao ensino, portanto mais metodológicos. A abordagem metodológica foi à pesquisa qualitativa, desenvolvida como pesquisa de campo com as acadêmicas do curso de Pedagogia e que cursam esta disciplina. Diante disso sentiu-se a necessidade de conhecer também a visão dos professores que já ministraram essa disciplina, e desta forma eles também foram alvos da pesquisa. Este trabalho apresenta também resultados de uma pesquisa, a qual teve como objetivo analisar as ementas dos cursos de licenciatura em pedagogia, de ensino presencial ou a distância, nas instituições de ensino superior na região da AMAU/RS, em relação as disciplinas ofertadas aos futuros professores, relacionado ao ensino de ciências. Com base nos resultados foi feita uma análise dos dados, utilizando alguns teóricos como Delizoicov; Angotti e Pernambuco (2009), Geraldo (2009), Mendes e Toscano (2011), entre outros. Com as análises foi possível compreender como que a formação acadêmica acontece, e como são abordados os aspectos voltados para o ensino de ciência nos anos iniciais. Assim, através dos resultados obtidos percebeu-se que as estudantes estão recebendo uma formação de qualidade e que mesmo com certas dificuldades que podem surgir no decorrer da disciplina, estas não fazem com que se perca o sentido da formação. No que pode ser observado às alunas possuem uma noção básica do que o ensino de ciências pretende transpor e isto é fundamental para um bom trabalho com as crianças futuramente. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-07-31T11:58:10Z No. of bitstreams: 1 MIOLA.pdf: 1277160 bytes, checksum: 5973fdc9ada2e24ad78116f4cd488a3b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-03T19:37:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MIOLA.pdf: 1277160 bytes, checksum: 5973fdc9ada2e24ad78116f4cd488a3b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-08-03T19:37:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MIOLA.pdf: 1277160 bytes, checksum: 5973fdc9ada2e24ad78116f4cd488a3b (MD5) Previous issue date: 2017-01-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ciências naturais | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Formação de professores: o ensino de ciências naturais nas escolas | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MIOLA.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.