Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/853
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pierozan, Sandra Simone Höpner-
dc.contributor.referee1Silveira, Carmem Lucia Albrecht da-
dc.contributor.referee2Longo, Maristela-
dc.contributor.referee3Pierozan, Sandra Simone Höpner-
dc.creatorMiola, Patrícia-
dc.date2016-12-14-
dc.date.accessioned2017-08-03T19:37:49Z-
dc.date.available2017-08-03T19:37:49Z-
dc.date.issued2017-01-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/853-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como finalidade analisar como as futuras professoras do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul estão sendo preparadas para sua atuação. Neste sentido o tema apresentado foi: o ensino de ciências na formação do pedagogo. Possui como objetivo geral analisar a disciplina de Ensino de Ciências: Conteúdo e Metodologia da Universidade Federal da Fronteira Sul, a fim de compreender como os professores estão sendo preparados para sua atuação no ensino de ciências. Pretendeu-se ter uma visão de como é feita a formação de professores levando em consideração os aspectos voltados ao ensino, portanto mais metodológicos. A abordagem metodológica foi à pesquisa qualitativa, desenvolvida como pesquisa de campo com as acadêmicas do curso de Pedagogia e que cursam esta disciplina. Diante disso sentiu-se a necessidade de conhecer também a visão dos professores que já ministraram essa disciplina, e desta forma eles também foram alvos da pesquisa. Este trabalho apresenta também resultados de uma pesquisa, a qual teve como objetivo analisar as ementas dos cursos de licenciatura em pedagogia, de ensino presencial ou a distância, nas instituições de ensino superior na região da AMAU/RS, em relação as disciplinas ofertadas aos futuros professores, relacionado ao ensino de ciências. Com base nos resultados foi feita uma análise dos dados, utilizando alguns teóricos como Delizoicov; Angotti e Pernambuco (2009), Geraldo (2009), Mendes e Toscano (2011), entre outros. Com as análises foi possível compreender como que a formação acadêmica acontece, e como são abordados os aspectos voltados para o ensino de ciência nos anos iniciais. Assim, através dos resultados obtidos percebeu-se que as estudantes estão recebendo uma formação de qualidade e que mesmo com certas dificuldades que podem surgir no decorrer da disciplina, estas não fazem com que se perca o sentido da formação. No que pode ser observado às alunas possuem uma noção básica do que o ensino de ciências pretende transpor e isto é fundamental para um bom trabalho com as crianças futuramente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-07-31T11:58:10Z No. of bitstreams: 1 MIOLA.pdf: 1277160 bytes, checksum: 5973fdc9ada2e24ad78116f4cd488a3b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-03T19:37:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MIOLA.pdf: 1277160 bytes, checksum: 5973fdc9ada2e24ad78116f4cd488a3b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-03T19:37:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MIOLA.pdf: 1277160 bytes, checksum: 5973fdc9ada2e24ad78116f4cd488a3b (MD5) Previous issue date: 2017-01-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCiências naturaispt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleFormação de professores: o ensino de ciências naturais nas escolaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIOLA.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.