Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/853
Type: Monografia
Title: Formação de professores: o ensino de ciências naturais nas escolas
Author: Miola, Patrícia
First advisor: Pierozan, Sandra Simone Höpner
metadata.dc.contributor.referee1: Silveira, Carmem Lucia Albrecht da
metadata.dc.contributor.referee2: Longo, Maristela
metadata.dc.contributor.referee3: Pierozan, Sandra Simone Höpner
Resume: O presente trabalho tem como finalidade analisar como as futuras professoras do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul estão sendo preparadas para sua atuação. Neste sentido o tema apresentado foi: o ensino de ciências na formação do pedagogo. Possui como objetivo geral analisar a disciplina de Ensino de Ciências: Conteúdo e Metodologia da Universidade Federal da Fronteira Sul, a fim de compreender como os professores estão sendo preparados para sua atuação no ensino de ciências. Pretendeu-se ter uma visão de como é feita a formação de professores levando em consideração os aspectos voltados ao ensino, portanto mais metodológicos. A abordagem metodológica foi à pesquisa qualitativa, desenvolvida como pesquisa de campo com as acadêmicas do curso de Pedagogia e que cursam esta disciplina. Diante disso sentiu-se a necessidade de conhecer também a visão dos professores que já ministraram essa disciplina, e desta forma eles também foram alvos da pesquisa. Este trabalho apresenta também resultados de uma pesquisa, a qual teve como objetivo analisar as ementas dos cursos de licenciatura em pedagogia, de ensino presencial ou a distância, nas instituições de ensino superior na região da AMAU/RS, em relação as disciplinas ofertadas aos futuros professores, relacionado ao ensino de ciências. Com base nos resultados foi feita uma análise dos dados, utilizando alguns teóricos como Delizoicov; Angotti e Pernambuco (2009), Geraldo (2009), Mendes e Toscano (2011), entre outros. Com as análises foi possível compreender como que a formação acadêmica acontece, e como são abordados os aspectos voltados para o ensino de ciência nos anos iniciais. Assim, através dos resultados obtidos percebeu-se que as estudantes estão recebendo uma formação de qualidade e que mesmo com certas dificuldades que podem surgir no decorrer da disciplina, estas não fazem com que se perca o sentido da formação. No que pode ser observado às alunas possuem uma noção básica do que o ensino de ciências pretende transpor e isto é fundamental para um bom trabalho com as crianças futuramente.
Keywords: Educação
Ciências naturais
Formação de professores
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/853
Issue Date: 12-Jan-2017
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIOLA.pdf1,25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.