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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8540
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desenvolvimento de aplicativos para a aprendizagem significativa de equações de segundo grau |
Autor(es): | Campos, Mauricio |
Primeiro Orientador: | Reichert, Janice Teresinha |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar as possíveis contribuições do uso do App Inventor para a aprendizagem significativa dos conceitos relacionados às Equações Polinomiais de Segundo Grau. Fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e no construcionismo de Papert, o trabalho buscou identificar os conhecimentos prévios dos estudantes, como a substituição de variáveis, a ordem de resolução das operações matemáticas básicas e noções fundamentais de lógica, essenciais para o uso da plataforma. A análise da aprendizagem foi realizada por meio da criação de aplicativos, utilizando o App Inventor como ferramenta para promover uma abordagem prática e ativa na construção do conhecimento. Além de resolver problemas envolvendo Equações Polinomiais de Segundo Grau, a metodologia adotada proporcionou aos estudantes uma alternativa às abordagens tradicionais, explorando a programação em blocos como um meio de facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos. Os resultados indicam que o uso da programação em blocos não apenas favoreceu a compreensão dos conteúdos matemáticos, mas também contribuiu para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como o pensamento lógico e a resolução de problemas. Além disso, a aplicação dessa abordagem no ensino da matemática estimulou competências associadas ao pensamento computacional, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e preparando os estudantes para os desafios do mundo digital e tecnológico. |
Abstract/Resumen: | This study aims to analyze the possible contributions of using App Inventor for the meaningful learning of concepts related to Quadratic Polynomial Equations. Based on Ausubel’s Theory of Meaningful Learning and Papert’s constructionism, the study sought to identify students’ prior knowledge, such as variable substitution, the order of basic mathematical operations, and fundamental notions of logic, which are essential for using the platform. The learning analysis was conducted through the creation of applications, using App Inventor as a tool to promote a practical and active approach to knowledge construction. In addition to solving problems involving Quadratic Polynomial Equations, the adopted methodology provided students with an alternative to traditional approaches, exploring block-based programming as a means to facilitate the understanding of mathematical concepts. The results indicate that the use of block-based programming not only supported the comprehension of mathematical, content but also contributed to the development of cognitive skills, such as logical thinking and problem-solving. Furthermore, the application of this approach in mathematics teaching stimulated competencies associated with computational thinking, aligning with the BNCC guidelines and preparing students for the challenges of the digital and technological world. |
Palavras-chave: | Programação em blocos Educação matemática Plataforma digital Equações Aplicativos móveis |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8540 |
Data do documento: | 2025 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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