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Tipo: Dissertação
Título: Planos de gestão escolar em Santa Catarina/AMOSC: o que eles dizem sobre a inovação educacional?
Autor(es): Carvalho, Kesley Carol de
Primeiro Orientador: Petry, Oto João
Resumo: Esta pesquisa se insere nos estudos do grupo de pesquisa em Gestão e Inovação Educacional vinculado a linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Mestrado em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó (SC). Problematiza “Em que medida os planos de gestão escolar de Santa Catarina são tidos como inovação educacional?” Tem como objetivo geral: Analisar, identificar e discutir o conceito de Inovação nos Planos de Gestão. A perspectiva de inovação utilizada no estudo advém das contribuições teóricas de Saviani e Wanderley (1989). Para estes autores as inovações educacionais expressam uma intencionalidade teórico-metodológica e não acontecem ou são introduzidas nos ambientes educacionais por acaso. Pensar de modo crítico as inovações constituiu uma tarefa importante e moveu o presente estudo. Para tanto, dentre outros autores, são trazidos para a discussão Gentili (1995), Paro (2000), Dourado; Oliveira e Santos (2007), Gadotti (2010), Palú e Petry (2020). Quanto ao método de abordagem, foi utilizada a dialética e quanto ao método de procedimento, a técnica de análise de conteúdo, fundamentada pelos seguintes autores e autoras: Bardin (1979), Moraes (1999), Petry; Barleta; Scherma (2020). O estudo teve como base empírica um conjunto de planos de gestão escolar de escolas da rede estadual de ensino situados na região da Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), os quais foram examinados à luz da técnica de análise de conteúdo. Seguinte à análise, foram identificados diferentes aspectos inovadores junto aos planos quando analisados pelas perspectivas de Wanderley (1989), muitas das ideias de inovação andam paralelas aos ideais neoliberais, do qual fazemos crítica pelo discorrer do texto. Ao final percebe-se que muitas escolas aderem às práticas inovativas devido a demanda nacional, impedindo muitas vezes a autonomia da escola em inovar junto às proximidades de sua realidade. Porém, é notório o esforço apontado nos planos de melhorias que precisam partir de movimentos que envolvam alunos, pais, professores e demais comunidade escolar.
Abstract/Resumen: Esta investigación forma parte de los estudios del grupo de investigación en Gestión e Innovación Educativa vinculado a la línea de investigación en Políticas Educativas del Programa de Maestría en Educación (PPGE) de la Universidad Federal de Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó (SC) . Se problematiza “¿En qué medida los planes de gestión escolar de Santa Catarina son considerados innovación educativa?” Su objetivo general es: Analizar, identificar y discutir el concepto de Innovación en los Planes de Gestión. La perspectiva de innovación utilizada en el estudio proviene de los aportes teóricos de Saviani y Wanderley (1989). Para estos autores, las innovaciones educativas expresan una intención teórico-metodológica y no ocurren ni se introducen en los ambientes educativos por casualidad. Pensar críticamente sobre las innovaciones fue una tarea importante y impulsó el presente estudio. Para ello, entre otros autores, Gentili (1995), Paro (2000), Dourado; Oliveira y Santos (2007), Gadotti (2010), Palú y Petry (2020). En cuanto al método de abordaje se utilizó la dialéctica y en cuanto al método procedimental la técnica de análisis de contenido, basándose en los siguientes autores: Bardin (1979), Moraes (1999), Petry; Barleta; Scherma (2020). El estudio se basó empíricamente en un conjunto de planes de gestión escolar de escuelas de la red educativa estatal ubicadas en la región de la Asociación de Municipios del Oeste de Santa Catarina (AMOSC), que fueron examinados a la luz de la técnica de análisis de contenido. Tras el análisis, se identificaron diferentes aspectos innovadores en los planes, cuando analizados desde las perspectivas de Wanderley (1989), muchas de las ideas de innovación corren paralelas a los ideales neoliberales, los cuales criticamos a lo largo del texto. Al final, está claro que muchas escuelas se adhieren a prácticas innovadoras debido a la demanda nacional, lo que a menudo impide la autonomía de la escuela para innovar cerca de su realidad. Sin embargo, es destacable el esfuerzo destacado en los planes de mejora que deben partir de movimientos que involucren a estudiantes, padres, docentes y al resto de la comunidad escolar.
Palavras-chave: Política educacional
Gestão democrática da educação
Qualidade da educação
Inovação
Santa Catarina
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8545
Data do documento: 2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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