Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8547
Type: | Dissertação |
Título : | Educação ambiental e sua relação com a educação alimentar e nutricional em escolas da rede municipal de ensino em tempo integral |
Author: | Bueno, Leandro Mendes |
First advisor: | Triches, Rozane Marcia |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Ramos, Flavia Pascoal |
Resume: | Este trabalho visa compreender como a Educação Ambiental (EA) está sendo implementada e qual sua relação com a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) em escolas municipais de tempo integral de Clevelândia/PR. Mais especificamente, verificar quais as ações de EAN e de EA foram efetivadas nas escolas e como são desenvolvidas, e analisar se há diálogos entre estas ações e como isso ocorre ou, se elas não se conectam, o porquê disso, buscando identificar dificuldades e/ou práticas exitosas que estimulem a agroecologia e a sustentabilidade. Pesquisa de natureza qualitativa, a abordagem foi por meio do estudo de caso, que utilizou entrevistas semiestruturadas com gestores municipais de Educação, entre eles um secretário de educação, quatro diretores, quatro pedagogos, uma nutricionista, além desses, quatro professores e quatro cozinheiras, totalizando dezoito entrevistados. Nesse sentido, análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos, observação in loco com registros fotográficos para melhor compreender a realidade das escolas. Entretanto, sobre a intersetorialidade percebeu-se descontinuidades e a falta de ações permanentes dentro das escolas. Sobre a categoria métodos e materiais pedagógicos, são utilizadas lousa digital, vídeos, livros, algumas palestras, mas com ausência de hortas/pomares para melhor trabalhar o tema, além disso, na categoria sobre dificuldades, foi dialogado sobre a necessidade de formações continuadas para trabalhar EA nos projetos das oficinas. Nas análises sobre as categorias direcionadas a EAN, no sentido de ações, foram constatadas palestras, teatros com a nutricionista. Foi possível perceber que ações de EAN ficam na grande maioria apenas com a nutricionista, com menos atenção dos demais profissionais da educação. Sobre a categoria da intersetorialidade para EAN, houve aportes do Programa Saúde na Escola em parceria com a secretaria da saúde, com relação à categoria de métodos e materiais pedagógicos, trabalhos com computadores, livros didáticos, joguinhos. Sobre as dificuldades para trabalhar EAN nas escolas, foi dialogado sobre a falta de profissionais para a quantidade de escolas, o que limita o processo de ensino-aprendizagem. Sobre a EA relacionada com EAN, na categoria para descobrir se existem diálogos entre suas ações, existem estímulos sobre a origem dos alimentos por parte das merendeiras, mas há falta de intencionalidade e permanência dessas ações, além disso, é latente a relação entre os dois temas. Nas entrevistas foram citadas as demandas por projetos sobre o tema EA relacionado com EAN e sugestões para construções de hortas. Também foi diagnosticado, em algumas entrevistas, deslocamentos teórico-práticos no processo de ensino-aprendizagem. Destarte, é importante buscar a sustentabilidade de políticas e programas com vistas ao tema latente da pesquisa realizada. Para desenvolver plenamente EA e EAN dentro das escolas, é fundamental a formação com todos os profissionais da educação no sentido dos temas sobreditos, com estudos metodológicos e teórico-prático, para potencialmente colher resultados com melhorias em níveis institucionais na perspectiva da educação de qualidade. |
Resumen : | This study aims to understand how Environmental Education is being implemented and its relationship with Food and Nutrition Education in full-time municipal schools in Clevelândia/PR. More specifically, to verify which EAN and EA actions were implemented in schools and how they are developed, and to analyze whether there are dialogues between these actions and how this occurs, or if they are not connected, why, seeking to identify difficulties and/or successful practices that stimulate agroecology and sustainability. This is a qualitative research, the approach was through a case study, which used semi-structured interviews with municipal education managers, including an education secretary, four principals, four pedagogues, one nutritionist, in addition to these, four teachers and four cooks, totaling eighteen interviewees. In this sense, documentary analysis of the Political Pedagogical Projects, on-site observation with photographic records to better understand the reality of the schools. The results identified through the category of EA actions in schools, visits to the city's environmental parks offered by the Municipal College of Education and Environment (FAMA), EA actions by the city's Social Assistance Reference Center (CRAS). However, regarding intersectorality, discontinuities and a lack of permanent actions within schools were noted. Regarding the category of teaching methods and materials, digital whiteboards, videos, books, and some lectures were used, but there was no vegetable gardens/orchards to better work on the theme. In addition, in the category of difficulties, the need for continued training to work EA in workshop projects was discussed. In the analyses of the categories directed at EAN, in terms of actions, lectures and theaters with the nutritionist were found. It was indeed possible to perceive that EAN actions are mostly carried out only by the nutritionist, with less attention and importance given to other education professionals. Regarding the category of intersectoral work for EAN, contributions from the Health in Schools Program in partnership with the health department, in relation to the category of teaching methods and materials, work with computers, textbooks, and games. Regarding the difficulties in working with EAN in schools, there was a discussion about the lack of professionals for the number of schools, which limits the teaching-learning process. Regarding EE related to EAN, in the category of discovering whether there are dialogues between their actions, there are incentives about the origin of food by the lunch ladies, but the lack of intentionality and permanence of these actions, in addition, the relationship between the two themes is latent. In the interviews, demands for projects on the theme of EE related to EAN and suggestions for building vegetable gardens were mentioned. In some interviews, theoretical-practical shifts in the teaching-learning process were diagnosed. Therefore, it is important to seek the sustainability of policies and programs with a view to the latent theme of the research carried out. To fully develop EA and EAN within schools, training is essential for all education professionals on the aforementioned topics, with methodological and theoretical-practical studies, to potentially reap results with improvements at institutional levels from the perspective of quality education. |
Palabras clave : | Agroecologia Desenvolvimento Sustentável Educação Ambiental Educação Alimentar e Nutricional Políticas Públicas |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Laranjeiras do Sul |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8547 |
Fecha de publicación : | 2024 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Aparece en las colecciones: | Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BUENO.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.