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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Ivone Maria Mendes-
dc.contributor.referee1Silva, Ivone Maria Mendes-
dc.contributor.referee2Cristofoli, Maria Silvia-
dc.contributor.referee3Menegas, Rômulo-
dc.creatorBordin, Aline Paula Pochmann-
dc.date2016-12-13-
dc.date.accessioned2017-08-03T19:38:39Z-
dc.date.available2017-08-03T19:38:39Z-
dc.date.issued2017-01-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/856-
dc.description.resumoInúmeros são os desafios que os docentes enfrentam atualmente no exercício de sua profissão. Uma importante ferramenta na superação desses desafios é a autoavaliação docente, na qual o professor tem a oportunidade de refletir sobre a sua prática, em uma busca constante pelo aperfeiçoamento profissional e pela qualificação do ensino ofertado aos estudantes. O presente trabalho teve como objetivo analisar como o tema da autoavaliação docente vem sendo debatido no campo educacional. Mais especificamente, buscou-se investigar como professores brasileiros concebem o tema da autoavaliação docente e se esta é uma prática presente no cotidiano de trabalho desses profissionais; compreender como a prática contínua de autoavaliação pode influenciar a prática pedagógica dos professores; identificar se, no contexto brasileiro e nas escolas onde os docentes participantes da pesquisa atuam, é comum o desenvolvimento de estratégias que possibilitem a prática de autoavaliação do professor e quais são as finalidades e consequências (positivas e negativas). Para isso, foi utilizado como aporte metodológico a pesquisa bibliográfica, com foco nos estudos publicados sobre o tema nos últimos 10 anos, e a análise de dados empíricos obtidos a partir de questionários respondidos por nove professores de uma escola pública estadual do município de Paulo Bento/RS. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que a autoavaliação é um tema pouco debatido e praticado de forma superficial, não sistemática, sem o aprofundamento e objetivos desejáveis, e de maneira a enfatizar os erros pelos professores que participaram de nossa pesquisa. Isso pode, em parte, ser atribuído à própria inexistência de uma cultura de autoavaliação e reflexão em nosso país.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-07-31T15:49:32Z No. of bitstreams: 1 BORDIN.pdf: 416699 bytes, checksum: 7a3eb4918c1234be2d09fa47e3dce867 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-03T19:38:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BORDIN.pdf: 416699 bytes, checksum: 7a3eb4918c1234be2d09fa47e3dce867 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-03T19:38:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BORDIN.pdf: 416699 bytes, checksum: 7a3eb4918c1234be2d09fa47e3dce867 (MD5) Previous issue date: 2017-01-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutoavaliação docentept_BR
dc.subjectReflexãopt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.titleAutoavaliação docente: reflexões a partir da análise da literatura científica e das experiências de professores atuantes na Educação Básicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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