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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/856
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Silva, Ivone Maria Mendes | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Ivone Maria Mendes | - |
dc.contributor.referee2 | Cristofoli, Maria Silvia | - |
dc.contributor.referee3 | Menegas, Rômulo | - |
dc.creator | Bordin, Aline Paula Pochmann | - |
dc.date | 2016-12-13 | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-03T19:38:39Z | - |
dc.date.available | 2017-08-03T19:38:39Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-12 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/856 | - |
dc.description.resumo | Inúmeros são os desafios que os docentes enfrentam atualmente no exercício de sua profissão. Uma importante ferramenta na superação desses desafios é a autoavaliação docente, na qual o professor tem a oportunidade de refletir sobre a sua prática, em uma busca constante pelo aperfeiçoamento profissional e pela qualificação do ensino ofertado aos estudantes. O presente trabalho teve como objetivo analisar como o tema da autoavaliação docente vem sendo debatido no campo educacional. Mais especificamente, buscou-se investigar como professores brasileiros concebem o tema da autoavaliação docente e se esta é uma prática presente no cotidiano de trabalho desses profissionais; compreender como a prática contínua de autoavaliação pode influenciar a prática pedagógica dos professores; identificar se, no contexto brasileiro e nas escolas onde os docentes participantes da pesquisa atuam, é comum o desenvolvimento de estratégias que possibilitem a prática de autoavaliação do professor e quais são as finalidades e consequências (positivas e negativas). Para isso, foi utilizado como aporte metodológico a pesquisa bibliográfica, com foco nos estudos publicados sobre o tema nos últimos 10 anos, e a análise de dados empíricos obtidos a partir de questionários respondidos por nove professores de uma escola pública estadual do município de Paulo Bento/RS. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que a autoavaliação é um tema pouco debatido e praticado de forma superficial, não sistemática, sem o aprofundamento e objetivos desejáveis, e de maneira a enfatizar os erros pelos professores que participaram de nossa pesquisa. Isso pode, em parte, ser atribuído à própria inexistência de uma cultura de autoavaliação e reflexão em nosso país. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-07-31T15:49:32Z No. of bitstreams: 1 BORDIN.pdf: 416699 bytes, checksum: 7a3eb4918c1234be2d09fa47e3dce867 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-03T19:38:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BORDIN.pdf: 416699 bytes, checksum: 7a3eb4918c1234be2d09fa47e3dce867 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-08-03T19:38:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BORDIN.pdf: 416699 bytes, checksum: 7a3eb4918c1234be2d09fa47e3dce867 (MD5) Previous issue date: 2017-01-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Autoavaliação docente | pt_BR |
dc.subject | Reflexão | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.title | Autoavaliação docente: reflexões a partir da análise da literatura científica e das experiências de professores atuantes na Educação Básica | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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