Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/856
Type: Monografia
Title: Autoavaliação docente: reflexões a partir da análise da literatura científica e das experiências de professores atuantes na Educação Básica
Author: Bordin, Aline Paula Pochmann
First advisor: Silva, Ivone Maria Mendes
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Ivone Maria Mendes
metadata.dc.contributor.referee2: Cristofoli, Maria Silvia
metadata.dc.contributor.referee3: Menegas, Rômulo
Resume: Inúmeros são os desafios que os docentes enfrentam atualmente no exercício de sua profissão. Uma importante ferramenta na superação desses desafios é a autoavaliação docente, na qual o professor tem a oportunidade de refletir sobre a sua prática, em uma busca constante pelo aperfeiçoamento profissional e pela qualificação do ensino ofertado aos estudantes. O presente trabalho teve como objetivo analisar como o tema da autoavaliação docente vem sendo debatido no campo educacional. Mais especificamente, buscou-se investigar como professores brasileiros concebem o tema da autoavaliação docente e se esta é uma prática presente no cotidiano de trabalho desses profissionais; compreender como a prática contínua de autoavaliação pode influenciar a prática pedagógica dos professores; identificar se, no contexto brasileiro e nas escolas onde os docentes participantes da pesquisa atuam, é comum o desenvolvimento de estratégias que possibilitem a prática de autoavaliação do professor e quais são as finalidades e consequências (positivas e negativas). Para isso, foi utilizado como aporte metodológico a pesquisa bibliográfica, com foco nos estudos publicados sobre o tema nos últimos 10 anos, e a análise de dados empíricos obtidos a partir de questionários respondidos por nove professores de uma escola pública estadual do município de Paulo Bento/RS. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que a autoavaliação é um tema pouco debatido e praticado de forma superficial, não sistemática, sem o aprofundamento e objetivos desejáveis, e de maneira a enfatizar os erros pelos professores que participaram de nossa pesquisa. Isso pode, em parte, ser atribuído à própria inexistência de uma cultura de autoavaliação e reflexão em nosso país.
Keywords: Autoavaliação docente
Reflexão
Educação Básica
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/856
Issue Date: 12-Jan-2017
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BORDIN.pdf406,93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.