Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/857
Type: Monografia
Title: A pesquisa como princípio educativo e pedagógico: análise da proposta do ensino médio politécnico do Rio Grande do Sul (2011-2014)
Author: Rosa, Joviana Vedana
First advisor: Pereira, Thiago Ingrassia
metadata.dc.contributor.referee1: Caprara, Bernardo
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Ivone Maria Mendes
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Thiago Ingrassia
Resume: Neste trabalho tenho como objetivo compreender, por meio de pesquisa bibliográfica, como a pesquisa como princípio pedagógico está inserida na proposta do ensino médio politécnico do Rio Grande do Sul (2011-2014). Dados de abandono, evasão e repetência, revelam que o ensino médio necessita de mudanças para se adequar às novas dinâmicas das juventudes, a reforma curricular do ensino médio do Rio Grande do Sul, foi uma proposta de mudança e tentativa de adequação às expectativas juvenis, bem como às transformações do mundo trabalho. Por meio do debate sobre currículo, revisão da legislação e diretrizes curriculares discuto a relação das perspectivas de formação no ensino médio e trago a perspectiva do ensino médio integrado, o qual visa a indissociação entre a formação geral e formação específica e tem por objetivo a formação humana e crítica, bases para a concepção de politecnia, que fundamenta a proposta curricular do ensino médio do Rio Grande do Sul. Desta forma, a pesquisa se insere nesta proposta como um princípio pedagógico e educativo, em que, no mesmo sentido do ensino integral, busca a formação do pensamento crítico, a construção de conhecimentos significativos, por meio da apropriação dos conceitos científicos e tecnológicos do meio social e natural, estabelecendo relações entre a teoria e prática e entre as partes (as disciplinas) e a totalidade (as suas inter-relações).
Keywords: Ensino médio integrado
Politecnia
Currículo
Juventude
Language: por
Country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/857
Issue Date: 21-Dec-2016
Appears in Collections:TCC Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSA.pdf860,12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.