Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/857
Tipo: Monografia
Título: A pesquisa como princípio educativo e pedagógico: análise da proposta do ensino médio politécnico do Rio Grande do Sul (2011-2014)
Autor(es): Rosa, Joviana Vedana
Primeiro Orientador: Pereira, Thiago Ingrassia
Primeiro membro da banca: Caprara, Bernardo
Segundo membro da banca: Silva, Ivone Maria Mendes
Terceiro membro da banca: Pereira, Thiago Ingrassia
Resumo: Neste trabalho tenho como objetivo compreender, por meio de pesquisa bibliográfica, como a pesquisa como princípio pedagógico está inserida na proposta do ensino médio politécnico do Rio Grande do Sul (2011-2014). Dados de abandono, evasão e repetência, revelam que o ensino médio necessita de mudanças para se adequar às novas dinâmicas das juventudes, a reforma curricular do ensino médio do Rio Grande do Sul, foi uma proposta de mudança e tentativa de adequação às expectativas juvenis, bem como às transformações do mundo trabalho. Por meio do debate sobre currículo, revisão da legislação e diretrizes curriculares discuto a relação das perspectivas de formação no ensino médio e trago a perspectiva do ensino médio integrado, o qual visa a indissociação entre a formação geral e formação específica e tem por objetivo a formação humana e crítica, bases para a concepção de politecnia, que fundamenta a proposta curricular do ensino médio do Rio Grande do Sul. Desta forma, a pesquisa se insere nesta proposta como um princípio pedagógico e educativo, em que, no mesmo sentido do ensino integral, busca a formação do pensamento crítico, a construção de conhecimentos significativos, por meio da apropriação dos conceitos científicos e tecnológicos do meio social e natural, estabelecendo relações entre a teoria e prática e entre as partes (as disciplinas) e a totalidade (as suas inter-relações).
Palavras-chave: Ensino médio integrado
Politecnia
Currículo
Juventude
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/857
Data do documento: 21-Dez-2016
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSA.pdf860,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.