Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8582
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSlongo, Ione Ines Pinsson-
dc.date.accessioned2025-05-13T17:49:52Z-
dc.date.available2025-05-13T17:49:52Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8582-
dc.description.resumoO plano de trabalho desenvolvido ao longo do Pós-doutorado filia-se ao projeto matricial e de longa duração intitulado “50 anos da produção de pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil: trajetória histórica e tendências das dissertações e teses (1972-2021)” e que abarca um conjunto de projetos menores, cujo foco é uma análise histórico-epistemológica da produção científica nacional sobre a Educação em Ciências, em diferentes recortes temáticos e temporais, tendo em vista contribuir com a área do conhecimento no sentido de apontar avanços, lacunas e novas demandas. Particularmente para o período do Pós- doutorado, realizado junto ao PPGECM/UFPR, foram priorizados três eixos de atividades, profundamente integrados, quais sejam: 1. Aprofundar reflexões sobre os fundamentos, objetivos e modos de realização da “pesquisa de pesquisa”, ou seja, a “metapesquisa” e seus nexos com a área da Educação em Ciências; 2. Produzir uma síntese de dados gerados sobre a produção científica nacional na área do Ensino de Ciências para os Anos Iniciais (metapesquisa), com o objetivo de contribuir para uma análise crítica sobre a área do conhecimento, bem como, para a construção de uma agenda de pesquisa a partir da sistematização e integração do já produzido; 3. Aprofundar estudos sobre as categorias epistemológicas de Ludwik Fleck (1986; 2010) na análise de um fato científico da área da Educação em Ciências, o Ensino de Ciências por Investigação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-05-13T11:43:43Z No. of bitstreams: 1 SLONGO.pdf: 7998233 bytes, checksum: 0e7bbb33d2025e484594d75efc595e4e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-05-13T17:49:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SLONGO.pdf: 7998233 bytes, checksum: 0e7bbb33d2025e484594d75efc595e4e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-13T17:49:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SLONGO.pdf: 7998233 bytes, checksum: 0e7bbb33d2025e484594d75efc595e4e (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Paranápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPRpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagenpt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleRelatório final de estágio de pós-doutoradopt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.relation.ispartof350 anos da produção de pós-graduação em ensino de ciências no Brasil: trajetória histórica e tendências das dissertações e teses (1972-2021)pt_BR
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SLONGO.pdf7,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.