Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8582
Type: Relatório de Pesquisa
Title: Relatório final de estágio de pós-doutorado
Author: Slongo, Ione Ines Pinsson
Resume: O plano de trabalho desenvolvido ao longo do Pós-doutorado filia-se ao projeto matricial e de longa duração intitulado “50 anos da produção de pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil: trajetória histórica e tendências das dissertações e teses (1972-2021)” e que abarca um conjunto de projetos menores, cujo foco é uma análise histórico-epistemológica da produção científica nacional sobre a Educação em Ciências, em diferentes recortes temáticos e temporais, tendo em vista contribuir com a área do conhecimento no sentido de apontar avanços, lacunas e novas demandas. Particularmente para o período do Pós- doutorado, realizado junto ao PPGECM/UFPR, foram priorizados três eixos de atividades, profundamente integrados, quais sejam: 1. Aprofundar reflexões sobre os fundamentos, objetivos e modos de realização da “pesquisa de pesquisa”, ou seja, a “metapesquisa” e seus nexos com a área da Educação em Ciências; 2. Produzir uma síntese de dados gerados sobre a produção científica nacional na área do Ensino de Ciências para os Anos Iniciais (metapesquisa), com o objetivo de contribuir para uma análise crítica sobre a área do conhecimento, bem como, para a construção de uma agenda de pesquisa a partir da sistematização e integração do já produzido; 3. Aprofundar estudos sobre as categorias epistemológicas de Ludwik Fleck (1986; 2010) na análise de um fato científico da área da Educação em Ciências, o Ensino de Ciências por Investigação.
Keywords: Ensino fundamental
Ciência
Ensino e aprendizagen
Produção científica
Brasil
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Paraná
Acronym of the institution: UFPR
Type of Access: Acesso Restrito
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8582
Issue Date: 2025
metadata.dc.relation.ispartof3: 50 anos da produção de pós-graduação em ensino de ciências no Brasil: trajetória histórica e tendências das dissertações e teses (1972-2021)
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SLONGO.pdf7,81 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.