Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8582
Type: Relatório de Pesquisa
Título : Relatório final de estágio de pós-doutorado
Author: Slongo, Ione Ines Pinsson
Resume: O plano de trabalho desenvolvido ao longo do Pós-doutorado filia-se ao projeto matricial e de longa duração intitulado “50 anos da produção de pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil: trajetória histórica e tendências das dissertações e teses (1972-2021)” e que abarca um conjunto de projetos menores, cujo foco é uma análise histórico-epistemológica da produção científica nacional sobre a Educação em Ciências, em diferentes recortes temáticos e temporais, tendo em vista contribuir com a área do conhecimento no sentido de apontar avanços, lacunas e novas demandas. Particularmente para o período do Pós- doutorado, realizado junto ao PPGECM/UFPR, foram priorizados três eixos de atividades, profundamente integrados, quais sejam: 1. Aprofundar reflexões sobre os fundamentos, objetivos e modos de realização da “pesquisa de pesquisa”, ou seja, a “metapesquisa” e seus nexos com a área da Educação em Ciências; 2. Produzir uma síntese de dados gerados sobre a produção científica nacional na área do Ensino de Ciências para os Anos Iniciais (metapesquisa), com o objetivo de contribuir para uma análise crítica sobre a área do conhecimento, bem como, para a construção de uma agenda de pesquisa a partir da sistematização e integração do já produzido; 3. Aprofundar estudos sobre as categorias epistemológicas de Ludwik Fleck (1986; 2010) na análise de um fato científico da área da Educação em Ciências, o Ensino de Ciências por Investigação.
Palabras clave : Ensino fundamental
Ciência
Ensino e aprendizagen
Produção científica
Brasil
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Paraná
Acronym of the institution: UFPR
Type of Access: Acesso Restrito
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8582
Fecha de publicación : 2025
metadata.dc.relation.ispartof3: 50 anos da produção de pós-graduação em ensino de ciências no Brasil: trajetória histórica e tendências das dissertações e teses (1972-2021)
Aparece en las colecciones: Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SLONGO.pdf7,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.