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Tipo: Monografia
Título: Reflexões acerca dos cartazes de recrutamento feminino durante a Primeira Guerra Mundial: um estudo comparativo entre Reino Unido e Estados Unidos da América
Autor(es): Saurin, Emanuele Cristina Padilha
Primeiro Orientador: Fraga, Gerson Wasen
Primeiro membro da banca: Méndez, Natália Pietra
Segundo membro da banca: Moraes, Daniela Paiva Yabeta de
Resumo: A presente pesquisa trata da análise e contextualização de cartazes voltados ao público feminino que circularam durante a conjuntura da Primeira Guerra Mundial. O recorte espacial de investigação delimitou-se às nações dos Estados Unidos da América e do Reino Unido, por conta das similaridades que envolveram os processos de recrutamento desses países ao longo do período estipulado entre 1914 e 1918. Com isso, buscou-se abordar tais itens iconográficos enquanto produtos culturais que expressam valores e simbologias, bem como instrumentos de divulgação que carregam consigo estratégias apelativas de persuasão. Ademais, discutiu-se a presença e participação feminina na sociedade, sobretudo acerca das atuações e mobilizações das mulheres no desenrolar dessa temporalidade. Nessa perspectiva, também foram pensadas questões de gênero que se entrelaçam profundamente com as temáticas levantadas no decorrer desse estudo. Para tanto, a partir das fontes selecionadas, desenvolveram-se linhas de reflexão associadas aos principais chamados cívico-militares atribuídos ao público feminino no cenário bélico. Percebeu-se, portanto, que o cartaz foi uma ferramenta amplamente utilizada durante a Grande Guerra para convocar as mulheres na tentativa de convencê-las a contribuírem com os interesses nacionais. Além disso, foi possível constatar que as mulheres experienciaram novos papéis e atuaram em várias frentes ao longo desse contexto.
Abstract/Resumen: This research deals with the analysis and contextualization of posters aimed at women that circulated during the First World War. The spatial scope of investigation was limited to the nations of the United States of America and the United Kingdom, due to the similarities that involved the recruitment processes of these countries throughout the stipulated period between 1914 and 1918. With this, we sought to address such iconographic items as cultural products that express values and symbolism, as well as dissemination instruments that carry appealing persuasion strategies. Furthermore, the presence and participation of women in society was discussed, especially regarding the actions and mobilizations of women throughout this period. From this perspective, gender issues were also considered, which are deeply intertwined with the themes raised during this study. To this end, based on the selected sources, lines of reflection were developed associated with the main civic-military calls attributed to the female public in the military scenario. It was therefore clear that the poster was a tool widely used during the Great War to call on women in an attempt to convince them to contribute to national interests. Furthermore, it was possible to verify that women experienced new roles and acted on several fronts throughout this context.
Palavras-chave: Primeira Guerra Mundial
Mulheres
Cartazes
EUA
Reino Unido
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8587
Data do documento: Jul-2024
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