Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8588
Tipo: | Monografia |
Título: | Alfabetização científica e tecnológica: uma proposta didática sobre o tema exploração espacial da lua |
Autor(es): | Tomelero, Luciano |
Primeiro Orientador: | Prsybyciem, Moises Marques |
Primeiro membro da banca: | Moro, Fernanda Teresa |
Segundo membro da banca: | Santos, Almir Paulo dos |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de Analisar as poss´ıveis contribuic˜oes de uma proposta did´atica na abordagem CTS, sobre o tema explorac˜ao espacial da Lua, para a promoc˜ao de uma ACT no contexto de uma escola urbana no Ensino M´edio. A abordagem metodologia ´e qualitativa e explorat´oria, bem como bibliogr´afica em rela¸c˜ao ao objeto de estudo. Os principais resultados indicam que a proposta did´atica baseada na abordagem CTS para a explora¸c˜ao espacial da Lua no Ensino M´edio pode promover uma compreens˜ao mais ampla e contextualizada do tema, incentivando a reflex˜ao sobre as implica¸c˜oes sociais, ´eticas, ambientais, pol´ıticas e econˆomicas da explora¸c˜ao espacial. Al´em disso a metodologia ofereceu atividades pr´aticas variadas, debates ´eticos e reflex˜oes para fomentar o pensamento cr´ıtico e a an´alise de quest˜oes sociais ligadas `a ciˆencia e tecnologia. Isso possibilita uma aprendizagem contextualizada, aproximando os alunos de uma compreens˜ao mais abrangente e das implica¸c˜oes desses campos na sociedade. Essa pesquisa pode contribuir significativamente para o ensino de ciˆencias ao evidenciar a importˆancia de abordagens interdisciplinares e contextualizadas, mostrando como a integra¸c˜ao entre CTS pode n˜ao s´o ampliar o entendimento de CT, mas tamb´em estimular o pensamento cr´ıtico e a tomada de decis˜oes fundamentadas pelos estudantes, preparando-os para lidar com desafios contemporˆaneos de forma mais cr´ıtica e reflexiva. |
Abstract/Resumen: | This present study aims to analyze the potential contributions of a didactic proposal using the STS approach, regarding the lunar space exploration theme, for the promotion of STL in the context of an urban high school. The methodological approach is qualitative, exploratory, and bibliographical concerning the study subject. The main findings indicate that the didactic proposal based on the STS approach for lunar space exploration in high school could foster a broader and more contextualized understanding of the subject. It encourages reflection on the social, ethical, environmental, political, and economic implications of space exploration. Additionally, the methodology provided diverse practical activities, ethical debates, and reflections to stimulate critical thinking and analysis of social issues related to science and technology. This enables contextualized learning, bringing students closer to a broader comprehension and the implications of these fields in society. This research could significantly contribute to science education by highlighting the importance of interdisciplinary and contextualized approaches, demonstrating how the integration of STS can not only enhance the understanding of ST, but also stimulate critical thinking and informed decision-making among students, preparing them to deal with contemporary challenges in a more critical and reflective manner |
Palavras-chave: | Educação CTS Alfabetização Científica Exploração Espacial Lunar |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8588 |
Data do documento: | Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TOMELERO.pdf | 4,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.