Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8589
Type: Dissertação
Title: Violência extrema contra a escola
Author: Camine, Lara Andrade
First advisor: Neitzel, Odair
Resume: A presente pesquisa foi realizada através do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul, com apoio da CAPES, ocupando-se com o tema do fenômeno da violência extrema contra a escola na perspectiva brasileira, internacionalmente conhecido como school shooting, cujos casos têm crescido em número desde o ano de 2022. Temos como objetivo compreender quais são os fatores que levam jovens a cometer atentados violentos contra suas próprias escolas, guiados por autores brasileiros e estrangeiros que pesquisaram o fenômeno anteriormente, e também por teóricos do neoliberalismo — razão de mundo que domina a vida contemporânea — Pierre Dardot, Christian Laval e Wendy Brown. Também estudamos qual é o sentido da escola, apoiados por Jan Masschelein, Maarten Simons e Gert Biesta, além de conceituar diferentes tipos de violência a partir de Johann Galtung. O método de pesquisa escolhido foi a pesquisa qualitativa, fenomenológica-hermenêutica, buscando pôr o fenômeno em suspensão e analisando-o ao passo que dialogamos com diversos autores. Apontamos que o fenômeno de violência extrema contra a escola tem como sua origem, principalmente, o ataque ocorrido na Columbine High School, nos EUA, em 1999, cuja abordagem midiática tomou patamares exagerados que culminaram na admiração dos perpetradores do crime, e subsequentes ataques à outras escolas, inspirados nessa primeira ocorrência. O Brasil teve seu primeiro atentado do tipo, segundo nosso escopo de pesquisa, registrado em 2003, mas o número de ataques similares aumentou principalmente após o fim da pandemia de COVID-19. Argumentamos que o neoliberalismo como razão de mundo é o principal possibilitador deste fenômeno, e que a ascensão do neoconservadorismo tem fomentado grupos extremistas e ideologias de ódio que cooptam inúmeros jovens e os incentivam a cometer violências diversas. Além disso, discutimos que a escola sob a influência neoliberal tem seu papel democrático diminuído e defasado em visa a promover uma educação formadora de sujeitos-empresa, oposta à educar para a democracia e a pluralidade. Também apontamos que o sofrimento gerido pelo mundo neoliberal é um facilitador de insensibilidades, que motivam jovens a cometer atos de violência contra os outros, e facilitador também de desesperanças, que corroboram com sentimentos de ressentimento e à falta de atribuição de sentido à vida. Por fim, ressaltamos a pertinência do olhar docente sobre o fenômeno, que pode ajudar na prevenção de outros novos casos de violência extrema contra a escola.
Abstract: This research was conducted through the Graduate Program in Education at the Federal University of Fronteira Sul, with support from CAPES, focusing on the phenomenon of extreme violence against schools from a Brazilian perspective, internationally known as school shootings. The number of such cases has increased since 2022. Our objective is to understand the factors that lead young people to commit violent attacks against their own schools, guided by Brazilian and foreign authors who have previously studied the phenomenon, as well as by neoliberalism theorists—Pierre Dardot, Christian Laval, and Wendy Brown—who analyze neoliberalism as the dominant worldview shaping contemporary life. We also explore the meaning of school, drawing on the works of Jan Masschelein, Maarten Simons, and Gert Biesta, and conceptualize different forms of violence based on Johann Galtung. The chosen research method was qualitative, using a phenomenological-hermeneutic approach, seeking to suspend judgment on the phenomenon and analyze it in dialogue with various scholars. We highlight that extreme violence against schools originates primarily from the 1999 attack at Columbine High School in the United States. The excessive media coverage of this event led to the glorification of its perpetrators and inspired subsequent attacks on other schools. According to our research scope, the first recorded school attack in Brazil occurred in 2003, but the number of similar incidents has increased significantly, especially after the end of the COVID-19 pandemic. We argue that neoliberalism, as a dominant worldview, is the main enabler of this phenomenon and that the rise of neoconservatism has fueled extremist groups and hate ideologies that recruit numerous young people and encourage them to commit various acts of violence. Furthermore, we discuss how schools under neoliberal influence have seen their democratic role diminished and weakened, prioritizing the formation of "entrepreneurial subjects" rather than educating for democracy and plurality. We also point out that suffering generated by the neoliberal world fosters insensitivities that drive young people to commit acts of violence against others, as well as hopelessness that reinforces feelings of resentment and a lack of meaning in life. Finally, we highlight the relevance of the perspective of teachers on the phenomenon, who can help prevent other new cases of extreme violence against schools.
Keywords: Violência escolar
Escolas
Neoliberalismo
Formação de professores
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8589
Issue Date: 2025
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMINE.pdf1,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.