Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Roberto Carlos-
dc.creatorPereira, Anna Luiza Verdi-
dc.date2025-06-
dc.date.accessioned2025-06-24T12:12:45Z-
dc.date.available2025-06-10-
dc.date.available2025-06-24T12:12:45Z-
dc.date.issued2025-06-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8596-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo geral examinar de que forma a educação digital é desenvolvida para o público alvo das quatro escolas de educação básica privadas de Erechim-RS. O problema se construiu a partir do questionamento sobre como a rede social - Instagram - dessas instituições desenvolve a educação digital que as mesmas praticam em seus ambientes de aprendizagem. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica com técnica de categorização apoiada em Bardin (2010), realizada a partir de postagens na rede social Instagram das escolas privadas destacas. O embasamento teórico foi apoiado nas pesquisas de Buckingham (2020), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) (2018) e Resnick (2020). A análise das postagens possibilitou o surgimento de duas grandes tendências das escolas particulares de Erechim: a escola do Futuro e a escola Maker. Como produto final, projeta-se a ideia de um e-book, formulado a partir da participação de docentes em uma página do Instagram, na qual seria possível ao professor expor seus questionamentos por meio perguntas e comentários em postagens nessa rede, auxiliando outros docentes na busca de melhores e mais significativas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2025-06-23T11:36:48Z No. of bitstreams: 1 PEREIRA.pdf: 577903 bytes, checksum: 9d1396645d63c994ff93b281ab8cd982 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-06-24T12:12:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PEREIRA.pdf: 577903 bytes, checksum: 9d1396645d63c994ff93b281ab8cd982 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-24T12:12:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PEREIRA.pdf: 577903 bytes, checksum: 9d1396645d63c994ff93b281ab8cd982 (MD5) Previous issue date: 2025-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectRedes Sociaispt_BR
dc.subjectOrganização do Ensinopt_BR
dc.titleA educação digital retratada no Instagram das escolas particulares de Erechim: escola do futuro e escola makerpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Processos e Produtos Criativos e suas Interfaces

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEREIRA.pdf564,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.