Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8596
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Roberto Carlos | - |
dc.creator | Pereira, Anna Luiza Verdi | - |
dc.date | 2025-06 | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-24T12:12:45Z | - |
dc.date.available | 2025-06-10 | - |
dc.date.available | 2025-06-24T12:12:45Z | - |
dc.date.issued | 2025-06 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8596 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo geral examinar de que forma a educação digital é desenvolvida para o público alvo das quatro escolas de educação básica privadas de Erechim-RS. O problema se construiu a partir do questionamento sobre como a rede social - Instagram - dessas instituições desenvolve a educação digital que as mesmas praticam em seus ambientes de aprendizagem. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica com técnica de categorização apoiada em Bardin (2010), realizada a partir de postagens na rede social Instagram das escolas privadas destacas. O embasamento teórico foi apoiado nas pesquisas de Buckingham (2020), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) (2018) e Resnick (2020). A análise das postagens possibilitou o surgimento de duas grandes tendências das escolas particulares de Erechim: a escola do Futuro e a escola Maker. Como produto final, projeta-se a ideia de um e-book, formulado a partir da participação de docentes em uma página do Instagram, na qual seria possível ao professor expor seus questionamentos por meio perguntas e comentários em postagens nessa rede, auxiliando outros docentes na busca de melhores e mais significativas práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2025-06-23T11:36:48Z No. of bitstreams: 1 PEREIRA.pdf: 577903 bytes, checksum: 9d1396645d63c994ff93b281ab8cd982 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-06-24T12:12:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PEREIRA.pdf: 577903 bytes, checksum: 9d1396645d63c994ff93b281ab8cd982 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-24T12:12:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PEREIRA.pdf: 577903 bytes, checksum: 9d1396645d63c994ff93b281ab8cd982 (MD5) Previous issue date: 2025-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Redes Sociais | pt_BR |
dc.subject | Organização do Ensino | pt_BR |
dc.title | A educação digital retratada no Instagram das escolas particulares de Erechim: escola do futuro e escola maker | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Processos e Produtos Criativos e suas Interfaces |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PEREIRA.pdf | 564,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.