Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8596
Type: Artigo Cientifico
Title: A educação digital retratada no Instagram das escolas particulares de Erechim: escola do futuro e escola maker
Author: Pereira, Anna Luiza Verdi
First advisor: Ribeiro, Roberto Carlos
Resume: A presente pesquisa teve como objetivo geral examinar de que forma a educação digital é desenvolvida para o público alvo das quatro escolas de educação básica privadas de Erechim-RS. O problema se construiu a partir do questionamento sobre como a rede social - Instagram - dessas instituições desenvolve a educação digital que as mesmas praticam em seus ambientes de aprendizagem. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica com técnica de categorização apoiada em Bardin (2010), realizada a partir de postagens na rede social Instagram das escolas privadas destacas. O embasamento teórico foi apoiado nas pesquisas de Buckingham (2020), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) (2018) e Resnick (2020). A análise das postagens possibilitou o surgimento de duas grandes tendências das escolas particulares de Erechim: a escola do Futuro e a escola Maker. Como produto final, projeta-se a ideia de um e-book, formulado a partir da participação de docentes em uma página do Instagram, na qual seria possível ao professor expor seus questionamentos por meio perguntas e comentários em postagens nessa rede, auxiliando outros docentes na busca de melhores e mais significativas práticas pedagógicas.
Keywords: Formação de Professores
Redes Sociais
Organização do Ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8596
Issue Date: Jun-2025
Appears in Collections:Especialização em Processos e Produtos Criativos e suas Interfaces

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PEREIRA.pdf564,36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.