Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8596
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A educação digital retratada no Instagram das escolas particulares de Erechim: escola do futuro e escola maker
Autor(es): Pereira, Anna Luiza Verdi
Primeiro Orientador: Ribeiro, Roberto Carlos
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral examinar de que forma a educação digital é desenvolvida para o público alvo das quatro escolas de educação básica privadas de Erechim-RS. O problema se construiu a partir do questionamento sobre como a rede social - Instagram - dessas instituições desenvolve a educação digital que as mesmas praticam em seus ambientes de aprendizagem. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica com técnica de categorização apoiada em Bardin (2010), realizada a partir de postagens na rede social Instagram das escolas privadas destacas. O embasamento teórico foi apoiado nas pesquisas de Buckingham (2020), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) (2018) e Resnick (2020). A análise das postagens possibilitou o surgimento de duas grandes tendências das escolas particulares de Erechim: a escola do Futuro e a escola Maker. Como produto final, projeta-se a ideia de um e-book, formulado a partir da participação de docentes em uma página do Instagram, na qual seria possível ao professor expor seus questionamentos por meio perguntas e comentários em postagens nessa rede, auxiliando outros docentes na busca de melhores e mais significativas práticas pedagógicas.
Palavras-chave: Formação de Professores
Redes Sociais
Organização do Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8596
Data do documento: Jun-2025
Aparece nas coleções:Especialização em Processos e Produtos Criativos e suas Interfaces

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEREIRA.pdf564,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.