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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/859
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Irgang, Silvania Regina Pellenz | - |
dc.contributor.referee1 | Silva , Roberto Rafael Dias da | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Almir Paulo dos | - |
dc.creator | Favero, Suélen Brancher | - |
dc.date | 2017-12-14 | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-03T19:39:40Z | - |
dc.date.available | 2017-03-29 | - |
dc.date.available | 2017-08-03T19:39:40Z | - |
dc.date.issued | 2017-08 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/859 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso de graduação aborda o olhar sobre o currículo da Educação Infantil, suas (re)construções e sua importância. Esse é um tema que tem inúmeras discussões, pontos de vista e cada instituição de educação infantil busca adequar-se as suas especificidades ao construir seu currículo. Com a tramitação da Base Nacional Comum Curricular, outros interesses de pesquisa despertaram em mim o desejo de conhecer e refletir sobre o currículo da educação infantil, que é o plano orientador das práticas nas instituições, no qual educadores organizam suas práticas educacionais em torno do conhecimento, buscando articular saberes e experiências das crianças. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral apresentar o olhar dado ao currículo da Educação Infantil a partir da Base Nacional Comum Curricular. Para isso, elenquei alguns objetivos específicos que deram sustentação para a discussão, já que a BNCC ainda está em processo de tramitação legal. São eles: conhecer as concepções de currículo; Examinar os principais documentos curriculares para Educação Infantil; Discutir a Educação Infantil na proposta apresentada na Base Nacional Comum Curricular. Para isso, fundamentei metodologicamente o trabalho em uma pesquisa bibliográfica, que incluiu a análise documental com fundamentação teórica e embasamento nas discussões acerca das principais políticas educacionais que se referem ao currículo da Educação Infantil. A partir disso, dividi o trabalho em seções: Primeiros avanços das Políticas Educacionais: A Constituição Federal de 1988; As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil: propostas para o currículo da Educação Infantil; Um panorama geral sobre apontamentos trazidos pela Base Nacional Comum Curricular. Para finalizar, faço algumas considerações contemporâneas sobre a Base Nacional Comum Curricular no âmbito da Educação Infantil e Campos de experiências com um outro olhar sobre o aprender na Educação Infantil. Com esse trabalho foi possível (re)conhecer que a legislação em relação a educação infantil vem crescendo, criando consistência teórica e prática, mas ainda temos muito do currículo para construir junto com as crianças, professores, famílias e a gestão escolar. Olhando a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil vejo outras possibilidades de ampliar a maneira de ver e trabalhar na educação infantil na qual os campos de experiência nos trazem perspectivas significativas de trabalho com as crianças de zero a cinco anos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-08-03T16:14:54Z No. of bitstreams: 1 FAVERO.PDF: 1251628 bytes, checksum: 97ed8ea30b04df5989d0166744585c2d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-03T19:39:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FAVERO.PDF: 1251628 bytes, checksum: 97ed8ea30b04df5989d0166744585c2d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-08-03T19:39:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FAVERO.PDF: 1251628 bytes, checksum: 97ed8ea30b04df5989d0166744585c2d (MD5) Previous issue date: 2017-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes Curriculares Nacionais | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Políticas curriculares | pt_BR |
dc.title | A Base Nacional Comum Curricular e o currículo da Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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