Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8630
Tipo: Dissertação
Título: Trajetórias acadêmicas: percepções e impactos na formação de professoras que ingressaram no ensino superior após os 25 anos na UFFS - Campus Chapecó
Autor(es): Batista, Michele
Primeiro Orientador: Vicenzi, Renilda
Resumo: Nas últimas décadas as mulheres estão ingressando em maior número no ensino superior, isso é fato. As mulheres com mais de 25 anos, também estão ingressando no ensino superior trazendo consigo uma gana pela retomada de um desejo que foi guardado na “gaveta das coisas menos importantes” em algum momento de suas vidas. O movimento de retomar este sonho, também é um movimento de resgate delas mesmas. Então, ousar falar sobre o ingresso de mulheres com mais de 25 anos na academia, é mais do que imergir nestas trajetórias. É lançar luzes para dificuldades ímpares e encarar de frente a realidade de silenciamento na qual estão submersas, a fim de responder: Quais impactos a ruptura e a retomada do processo de educação formal, em perspectiva interseccional, trouxeram nas trajetórias de mulheres que ingressaram nos cursos de licenciatura da UFFS - campus Chapecó, com mais de 25 anos de idade, considerando o ingresso, a permanência, a conclusão e inserção profissional na área da Educação? Dessa forma, objetivo geral está situado em: Analisar as trajetórias de mulheres que vivenciaram a retomada do seu processo de educação formal após os 25 anos de idade, em cursos de licenciaturas da UFFS - c ampus Chapecó, a partir das categorias de gênero e classe, bem como os impactos que o acesso à educação superior e a inserção profissional, trouxeram em suas vidas. Para a realização desta pesquisa, consideramos a perspectiva interseccional como base conceitual, com ênfase em gênero, classe e raça, a partir de Akotirene (2022); Ribeiro (2017); Crenshaw (2014); (2019); Collins; Bilge (2020) e Collins (2022). Sobre ensino superior no Brasil e o histórico/organização da UFFS, constam as análises realizadas Nierotka (2015); Soares (2021) e Pereira (2014). Para contribuir com este ponto, são utilizados documentos institucionais como os Projetos Pedagógicos (PPC’s) de cada curso de licenciatura, com especial atenção aos objetivos, justificativas e perfil esperado dos egressos. Dialogamos com bell hooks (2013); (2020) e (2021), sobre a formação de professoras, construindo esse debate através do campo teórico da decolonialidade, especialmente em Balestrin (2013), Grosfoguel (2021), Kilomba (2019), Dussel (1993) e Spivak (2010). A metodologia da pesquisa esteve em Moura; Lima (2014), ancorada na história oral através da roda de conversa que, no desenvolvimento do estudo, esteve imersa pelo conceito interseccional em perspectiva decolonial. Através de dois encontros distintos - duas rodas de conversas -, foram ouvidas mulheres representantes das licenciaturas ofertadas, sendo uma de cada curso, totalizando sete participantes. Os resultados da pesquisa indicam que o acesso a permanência e a conclusão do curso impactaram de maneira positiva na vida pessoal e profissional das pesquisadas. Também apresentam sugestões de ações possíveis de realização e demonstram que há a necessidade de a instituição aprimorar o acolhimento e o acompanhamento, considerando que este público tem características distintas e já chega no ensino superior trazendo toda gama de vivências e de violências interseccionais impostas, pelo patriarcado e pela classe social.
Abstract/Resumen: In the last decades, women have been entering higher education in greater numbers, this is a fact. Women over the age of 25 years old are also entering higher education, bringing with them a desire to reclaim a dream that was once placed in the "back burner" at some point of their lives. The movement to resume this dream is also a movement of self- recovery. Thus, to dare speaking about the entry of women over 25 into academia is more than just diving into these trajectories. It is about shedding light on unique challenges and facing the reality of the silencing in which they are immersed, in order to answer: What impacts have the rupture and the resumption of the formal education process, from an intersectional perspective, had on the trajectories of women over 25 who enrolled in undergraduate teacher education programs at UFFS – Chapecó campus, considering their entry, retention, graduation, and professional insertion in the field of Education? Therefore, the general objective is: To analyze the trajectories of women who resumed their formal education process after the age of 25 in teacher education programs at UFFS – Chapecó campus, based on the categories of gender and class, as well as the impacts that access to higher education and professional insertion have had on their lives. To carry out this research, we consider the intersectional perspective as a conceptual foundation, with an emphasys on gender, class, and race, grounded in Akotirene (2022); Ribeiro (2017); Crenshaw (2014; 2019); Collins & Bilge (2020) and Collins (2022). Regarding higher education in Brazil and the history/organization of UFFS, we reference the analyses by Nierotka (2015); Soares (2021); and Pereira (2014). To support this aspect, we use institutional documents such as the Pedagogical Curriculum (PPCs) of each teacher education program, with particular attention to the objectives, justifications, and expected graduate profiles. In conversation with bell hooks (2013; 2020; 2021) on the formation of female educators, constructing this debate through the theoretical field of decoloniality, especially via Balestrin (2013), Grosfoguel (2021), Kilomba (2019), Dussel (1993), and Spivak (2010). The research methodology is based on Moura & Lima (2014), anchored in oral history through conversation circles, which in the development of the study were immersed in the intersectional concept from a decolonial perspective. Through two separate meetings — two conversation circles — we have listened to women representing the teaching degrees offered, one of each course, totaling seven participants. The research results indicate that access, retention, and completion of the course had a positive impact on the personal and professional lives of the participants. They also present suggestions for feasible actions and demonstrate the need for the institution to improve its welcoming and support, considering that this population has distinct characteristics and enters higher education already carrying a wide range of experiences and intersectional violence imposed by patriarchy and social class.
Palavras-chave: Formação de professores
Decolonialidade
Educação formal
Educação feminina
Mulheres
Desigualdades
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8630
Data do documento: 2025
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BATISTA.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.