Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8632
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ody, Leandro Carlos-
dc.creatorCigognini, Suélen Oncherenco-
dc.date2025-06-
dc.date.accessioned2025-07-22T17:29:13Z-
dc.date.available2025-06-23-
dc.date.available2025-07-22T17:29:13Z-
dc.date.issued2025-06-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8632-
dc.description.abstractThis study addresses teaching strategies focused on Geology in the final years of Elementary School, aiming to make learning more dynamic and meaningful. The teaching of Geology faces challenges due to the limited presence of this content in textbooks and the lack of specific training for most teachers. To address this, an Investigative Teaching Sequence was used, combined with different active methodologies, such as experimentation, practical activities, field studies, and the use of technological resources. The research highlights the importance of connecting geological content to students' daily lives and understanding the formation of planet Earth, its dynamics, and the impacts of human actions. These reflections are essential for building critical environmental awareness, especially in the context of the Anthropocene.The research was developed within the Interdisciplinary Rural Education – Natural Sciences program, reinforcing the relevance of interdisciplinarity in Geology education. Geology interacts with different fields of knowledge, such as Chemistry, Physics, Biology, and Geography, allowing for a more integrated and contextualized approach. The methodology included an analysis of the National Common Curricular Base for topics related to Geology, as well as a review of academic literature on the subject. The results indicate that the use of investigative and interdisciplinary methodologies helps construct knowledge through students' active participation, promoting greater engagement, conceptual understanding, and the development of critical thinking regarding geological phenomena. Furthermore, these strategies contribute to helping teachers, even without specific training in the field, develop more effective pedagogical practices for teaching Geology.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda estratégias de ensino voltadas à Geologia nos anos finais do Ensino Fundamental, buscando tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo. O ensino de Geologia enfrenta desafios devido à pouca presença desse conteúdo nos livros didáticos e à falta de formação específica da maioria dos professores. Para isso, utilizou-se uma Sequência de Ensino Investigativa aliada a diferentes Metodologias Ativas, como experimentação, atividades práticas, estudos do meio e o uso de recursos tecnológicos. A pesquisa destaca a importância de conectar os conteúdos geológicos ao cotidiano dos alunos e de compreender a formação do Planeta Terra, sua dinâmica e os impactos das ações humanas. Essas reflexões são fundamentais para a construção de uma consciência ambiental crítica, especialmente no cenário do Antropoceno. A pesquisa foi desenvolvida no contexto do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo – Ciências da Natureza, o que reforça a relevância da interdisciplinaridade no ensino da Geologia. A Geologia dialoga com diferentes áreas do conhecimento, como Química, Física, Biologia e Geografia, possibilitando um enfoque mais integrado e contextualizado. A metodologia usada incluiu a análise da Base Nacional Comum Curricular para os temas voltados à Geologia, além da leitura de obras acadêmicas sobre o tema. Os resultados indicam que o emprego de metodologias investigativas e interdisciplinares auxilia na construção do conhecimento por meio da participação ativa dos alunos, promovendo maior engajamento, compreensão conceitual e desenvolvimento do pensamento crítico em relação aos fenômenos geológicos. Ademais, essas estratégias contribuem para que professores, mesmo sem formação específica na área, desenvolvam práticas pedagógicas mais eficazes no ensino de Geologia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2025-07-21T13:02:39Z No. of bitstreams: 1 CIGOGNINI.pdf: 2046000 bytes, checksum: 01da2645301bcef4a6e69e5ba566cc1c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-07-22T17:29:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CIGOGNINI.pdf: 2046000 bytes, checksum: 01da2645301bcef4a6e69e5ba566cc1c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-22T17:29:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CIGOGNINI.pdf: 2046000 bytes, checksum: 01da2645301bcef4a6e69e5ba566cc1c (MD5) Previous issue date: 2025-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectestratégias de ensinopt_BR
dc.subjectgeologiapt_BR
dc.subjectSequência de Ensino Investigativapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectinterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.titleEstratégias para o ensino de geologia aos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CIGOGNINI.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.