Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8632
Type: | Monografia |
Título : | Estratégias para o ensino de geologia aos anos finais do ensino fundamental |
Author: | Cigognini, Suélen Oncherenco |
First advisor: | Ody, Leandro Carlos |
Resume: | O presente trabalho aborda estratégias de ensino voltadas à Geologia nos anos finais do Ensino Fundamental, buscando tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo. O ensino de Geologia enfrenta desafios devido à pouca presença desse conteúdo nos livros didáticos e à falta de formação específica da maioria dos professores. Para isso, utilizou-se uma Sequência de Ensino Investigativa aliada a diferentes Metodologias Ativas, como experimentação, atividades práticas, estudos do meio e o uso de recursos tecnológicos. A pesquisa destaca a importância de conectar os conteúdos geológicos ao cotidiano dos alunos e de compreender a formação do Planeta Terra, sua dinâmica e os impactos das ações humanas. Essas reflexões são fundamentais para a construção de uma consciência ambiental crítica, especialmente no cenário do Antropoceno. A pesquisa foi desenvolvida no contexto do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo – Ciências da Natureza, o que reforça a relevância da interdisciplinaridade no ensino da Geologia. A Geologia dialoga com diferentes áreas do conhecimento, como Química, Física, Biologia e Geografia, possibilitando um enfoque mais integrado e contextualizado. A metodologia usada incluiu a análise da Base Nacional Comum Curricular para os temas voltados à Geologia, além da leitura de obras acadêmicas sobre o tema. Os resultados indicam que o emprego de metodologias investigativas e interdisciplinares auxilia na construção do conhecimento por meio da participação ativa dos alunos, promovendo maior engajamento, compreensão conceitual e desenvolvimento do pensamento crítico em relação aos fenômenos geológicos. Ademais, essas estratégias contribuem para que professores, mesmo sem formação específica na área, desenvolvam práticas pedagógicas mais eficazes no ensino de Geologia. |
Resumen : | This study addresses teaching strategies focused on Geology in the final years of Elementary School, aiming to make learning more dynamic and meaningful. The teaching of Geology faces challenges due to the limited presence of this content in textbooks and the lack of specific training for most teachers. To address this, an Investigative Teaching Sequence was used, combined with different active methodologies, such as experimentation, practical activities, field studies, and the use of technological resources. The research highlights the importance of connecting geological content to students' daily lives and understanding the formation of planet Earth, its dynamics, and the impacts of human actions. These reflections are essential for building critical environmental awareness, especially in the context of the Anthropocene.The research was developed within the Interdisciplinary Rural Education – Natural Sciences program, reinforcing the relevance of interdisciplinarity in Geology education. Geology interacts with different fields of knowledge, such as Chemistry, Physics, Biology, and Geography, allowing for a more integrated and contextualized approach. The methodology included an analysis of the National Common Curricular Base for topics related to Geology, as well as a review of academic literature on the subject. The results indicate that the use of investigative and interdisciplinary methodologies helps construct knowledge through students' active participation, promoting greater engagement, conceptual understanding, and the development of critical thinking regarding geological phenomena. Furthermore, these strategies contribute to helping teachers, even without specific training in the field, develop more effective pedagogical practices for teaching Geology. |
Palabras clave : | estratégias de ensino geologia Sequência de Ensino Investigativa Base Nacional Comum Curricular interdisciplinaridade Educação do Campo |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8632 |
Fecha de publicación : | jun-2025 |
Aparece en las colecciones: | Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CIGOGNINI.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.