Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8636
Tipo: Monografia
Título: Noções de unidade de medida e capacidade volumétrica no 4º ano: aprendizagens a partir de um estudo de aula
Autor(es): Rodrigues, Bruna Caroline
Primeiro Orientador: Richit, Adriana
Primeiro membro da banca: Loss, Adriana Salete
Segundo membro da banca: Pavan, Maritania
Terceiro membro da banca: Tomkelski, Mauri Luís
Resumo: O estudo de aula (lesson study) é uma abordagem de desenvolvimento profissional baseada nos aspectos da colaboração e da reflexão, tendo como enfoque a prática do professor, suas aprendizagens e as aprendizagens mobilizadas pelos alunos. Esta pesquisa tem por objetivo identificar e discutir as principais contribuições do estudo de aula na abordagem de noções de unidade de medida e capacidade volumétrica no 4 º ano do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, organizou-se um estudo de aula com professoras do 1º ao 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública da Região do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul, no qual foi desenvolvida e planejada uma tarefa exploratória para uma turma do 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visando responder a seguinte problemática “Quais as contribuições do estudo de aula para abordar as noções de unidade de medida e capacidade volumétrica em uma turma de 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?”. A pesquisa, de natureza qualitativa e de campo, adotou como técnica de análise de dados a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. O material empírico constitui-se a partir das notas de campo, das transcrições das gravações de áudio dos encontros do estudo de aula, o diário de bordo dos professores, as fichas de resoluções dos alunos e uma entrevista com os professores realizada depois do estudo de aula. A análise do material empírico possibilitou a constituição de três categorias de análise, tais quais: Aprendizagem profissional dos professores, Planejamento colaborativo e a Aprendizagens dos alunos. A categoria Aprendizagem profissional dos professores viabilizou o desenvolvimento profissional dos professores a partir da colaboração e da reflexão. A categoria Planejamento colaborativo oportunizou a partilha, o trabalho em conjunto e a reflexão sobre a prática, para tal, a sua modificação. A categoria Aprendizagem dos alunos envolve a construção de estratégias, justificativas e conclusões a partir do trabalho colaborativo em grupo. Por fim, a pesquisa aponta que a relação e as contribuições entre as três categorias potencializam a aprendizagem de noções de unidade de medida e capacidade volumétrica, tendo como base a preparação de tarefas exploratórias específicas sobre esse tópico e em sinergia com as necessidades de aprendizagem da turma.
Abstract/Resumen: The lesson study is an approach of professional development based on aspects of collaboration and reflection, focusing on teacher's practice, her learning and the student-driven learning. This research aims to identify and discuss the main contributions of the lesson study on the approaching of notions of unit of measurement and volumetric capacity in the 4th year of elementary school. With this perspective, a lesson study has been organized with teachers from the 1st to the 5th grade of the initial grades of elementary school in a public-chain school in the region of Alto Uruguay of Rio Grande do Sul, in which was developed and planned an exploratory task for a 4th grade class of the initial levels of elementary school, aiming to answer the following problem "What are the contributions of the class study to address the notions of unit of measurement and volumetric capacity in a 4-year-old class of the early years of elementary school?". The research, of a qualitative and field nature, adopted Laurence Bardin's Content Analysis (2016) as a data analysis techniques. The empirical material was constituted from the field notes, with the transcriptions of the audio recordings of the meetings, the teachers' logbook, the students' resolution sheets and an interview with the teachers. The empirical material's analysis and interpretation enabled the constitution of three analysis categories such as Professional Learning for teachers, Collaborative planning and Student's learning. The Professional Learning for teachers category enabled professional development for the teachers because of collaboration and reflections. Also, the Collaborative planning category enabled the sharing, teamwork and reflection about the practice, about whom, its modification. The category Student's learning involves strategy development, explanation and conclusions starting with collaborative teamwork. Finally, the research points that the relation and contribution between those three categories enhances the learning of basic notions of measurement and volumetric capacity, being based on the preparing of specific explanatory tasks about this topic synergizing with the class learning necessities.
Palavras-chave: Estudo de aula
Aprendizagem profissional docente
Capacidade volumétrica
Aprendizagens matemáticas
Planejamento docente
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8636
Data do documento: Jul-2025
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGUES.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.