Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/864
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pagliarin, Lidiane Limana Puiati | - |
dc.contributor.referee1 | Pagliarin, Lidiane Limana Puiati | - |
dc.contributor.referee2 | Luz, Edite Ribeiro da | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Januária Rodrigues da | - |
dc.creator | Pieper, Luciane | - |
dc.date | 2016-12-12 | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-11T14:19:20Z | - |
dc.date.available | 2017-08-11T14:19:20Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-12 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/864 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho teve a finalidade de analisar a avaliação da aprendizagem no cotidiano escolar a partir das concepções dos professores em sua prática pedagógica. Neste sentido, o tema de pesquisa apresentado foi: Avaliação da Aprendizagem como processo de construção do conhecimento nos anos iniciais do ensino fundamental. Tendo como objetivo principal compreender como os professores utilizam os resultados das avaliações da aprendizagem quando planejam atividades voltadas à construção do conhecimento pelos alunos. A abordagem metodológica foi à pesquisa qualitativa com entrevista estruturada com duas docentes dos anos iniciais do ensino fundamental, uma do primeiro ciclo (1º ano ao 3º ano) e uma do segundo ciclo (4º ano e 5º ano). Os resultados da análise das entrevistas evidenciaram que ainda existem ideias ambíguas e confusas quanto à concepção de avaliação da aprendizagem, não sendo possível uma definição clara de tal concepção. Também não foi possível identificar mecanismos da utilização da avaliação da aprendizagem para a construção do conhecimento. As professoras apontam que o instrumento para avaliação da aprendizagem ainda é a prova, sendo assim, a avaliação é marcada por uma ideia de classificação dos alunos. Logo não há um planejamento de ações após os resultados da avaliação, pois para as entrevistadas a avaliação destina-se a atribuir uma nota ou elaborar o parecer descritivo. Por fim, conclui-se que não existe um planejamento após os resultados das avaliações dos alunos com a finalidade da construção do conhecimento. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-07-31T12:50:50Z No. of bitstreams: 1 PIEPER.pdf: 1090678 bytes, checksum: d84e32261ed116b64fe6ebf8598a45f9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-11T14:19:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PIEPER.pdf: 1090678 bytes, checksum: d84e32261ed116b64fe6ebf8598a45f9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-08-11T14:19:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PIEPER.pdf: 1090678 bytes, checksum: d84e32261ed116b64fe6ebf8598a45f9 (MD5) Previous issue date: 2017-01-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Construção do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Concepções de avaliação | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos avaliativos | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem: uma ferramenta essencial na construção do conhecimento | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PIEPER.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.