Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/864
Type: Monografia
Título : Avaliação da aprendizagem: uma ferramenta essencial na construção do conhecimento
Author: Pieper, Luciane
First advisor: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
metadata.dc.contributor.referee1: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
metadata.dc.contributor.referee2: Luz, Edite Ribeiro da
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Januária Rodrigues da
Resume: Este trabalho teve a finalidade de analisar a avaliação da aprendizagem no cotidiano escolar a partir das concepções dos professores em sua prática pedagógica. Neste sentido, o tema de pesquisa apresentado foi: Avaliação da Aprendizagem como processo de construção do conhecimento nos anos iniciais do ensino fundamental. Tendo como objetivo principal compreender como os professores utilizam os resultados das avaliações da aprendizagem quando planejam atividades voltadas à construção do conhecimento pelos alunos. A abordagem metodológica foi à pesquisa qualitativa com entrevista estruturada com duas docentes dos anos iniciais do ensino fundamental, uma do primeiro ciclo (1º ano ao 3º ano) e uma do segundo ciclo (4º ano e 5º ano). Os resultados da análise das entrevistas evidenciaram que ainda existem ideias ambíguas e confusas quanto à concepção de avaliação da aprendizagem, não sendo possível uma definição clara de tal concepção. Também não foi possível identificar mecanismos da utilização da avaliação da aprendizagem para a construção do conhecimento. As professoras apontam que o instrumento para avaliação da aprendizagem ainda é a prova, sendo assim, a avaliação é marcada por uma ideia de classificação dos alunos. Logo não há um planejamento de ações após os resultados da avaliação, pois para as entrevistadas a avaliação destina-se a atribuir uma nota ou elaborar o parecer descritivo. Por fim, conclui-se que não existe um planejamento após os resultados das avaliações dos alunos com a finalidade da construção do conhecimento.
Palabras clave : Avaliação da aprendizagem
Construção do conhecimento
Concepções de avaliação
Instrumentos avaliativos
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/864
Fecha de publicación : 12-ene-2017
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PIEPER.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.