Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8671
Type: Dissertação
Título : Entre Martinho Lutero e Paulo Freire: por uma pedagogia crítica e libertadora
Author: Gamba, Ivan Carlos
First advisor: Pereira, Ana Maria de Oliveira
Resume: Esta pesquisa tem por propósito analisar as contribuições da Pedagogia Luterana, presentes nos escritos de Martinho Lutero de 1524 e 1530, e da Pedagogia Freiriana, na obra “Pedagogia do Oprimido”, para a prática de uma educação crítica e libertadora. O trabalho filia-se à linha de pesquisa Formação de professores: conhecimentos e práticas educacionais do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – PPGE, da Universidade Federal da Fronteira Sul .Para tanto, examinou-se dois documentos fundamentais de Lutero que expressam sua preocupação com a educação e delineiam seu pensamento educacional: “Aos conselhos de todas as cidades da Alemanha para que criem e mantenham escolas cristãs” e “Uma prédica para que se mandem os filhos à escola”. Em Paulo Freire, a “Pedagogia do Oprimido” foi escolhida por ser a obra na qual o autor faz apontamentos sobre a necessidade da consciência crítica no pensamento e na prática pedagógica. A metodologia utilizada combinou a análise de conteúdo proposta por Bardin com a hermenêutica para interpretação dos dados, tendo sido estruturada em quatro eixos fundamentadores: Reforma, Libertação e Autonomia, Humanismo e Criticidade. A pesquisa buscou responder à seguinte questão: Como interpretar a Pedagogia Luterana em relação à pedagogia crítica e libertadora de Paulo Freire? A análise, sob a perspectiva de uma pedagogia crítica e libertadora, revelou que as propostas de Lutero e Freire convergem em diversos aspectos, especialmente na defesa de mudanças estruturais nos processos educacionais, como currículo e práticas metodológicas. Constatou-se que ambas as pedagogias priorizam a formação de um sujeito crítico e engajado com a realidade em que está inserido. Esse princípio permite identificar na Pedagogia Luterana elementos de uma pedagogia crítica e libertadora, semelhante àquela teorizada por Freire. Dentre esses elementos, destacam-se: o rompimento da educação autoritária por meio do diálogo, a revisão sobre os métodos tradicionais de ensino e o incentivo à ludicidade, considerados imprescindíveis para a formação de indivíduos críticos e autônomos.
Resumen : This research aims to analyze the contributions of Lutheran Pedagogy, present in Martin Luther’s writings from 1524 and 1530, and Freirian Pedagogy, in the work Pedagogy of the Oppressed, to the practice of critical and emancipatory education. The study is aligned with the research line Teacher Training: Knowledge and Educational Practices of the Stricto Sensu Graduate Program in Education (PPGE) at the Federal University of Fronteira Sul. To this end, two fundamental documents by Luther were examined, which express his concern with education and outline his educational thought: “To the Councils of All Cities in Germany That They Establish and Maintain Christian Schools” and “A Sermon on Keeping Children in School.” In Paulo Freire’s case, Pedagogy of the Oppressed was chosen as it is the work in which the author emphasizes the need for critical consciousness in pedagogical thought and practice. The methodology combined Bardin’s content analysis with hermeneutics for data interpretation, structured around four foundational axes: Reformation, Liberation and Autonomy, Humanism, and Criticality. The research sought to answer the question: How can Lutheran Pedagogy be interpreted in relation to Paulo Freire’s critical and emancipatory pedagogy? The analysis, from the perspective of critical and emancipatory pedagogy, revealed that Luther’s and Freire’s proposals converge in several aspects, particularly in advocating for structural changes in educational processes, such as curriculum and methodological practices. It was found that both pedagogies prioritize the formation of a critical and engaged subject within their reality. This principle allows identifying elements of critical and emancipatory pedagogy in Lutheran Pedagogy, similar to those theorized by Freire. Among these elements, the following stand out: breaking away from authoritarian education through dialogue, revising traditional teaching methods, and encouraging playfulness, considered essential for forming critical and autonomous individuals.
Palabras clave : Método Paulo Freire
Martinho Lutero
Pedagogia
Métodos de ensino
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8671
Fecha de publicación : 2025
metadata.dc.level: Mestrado
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GAMBA.pdf776,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.