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Tipo: Monografia
Título: Afetividade e ética na docência para a educação infantil
Autor(es): Paines, Laura Detofol
Primeiro Orientador: Souza, Flávia Burdzinski de
Primeiro membro da banca: Loss, Adriana Salete
Segundo membro da banca: Pimentel, Diuliana Chiaradia
Resumo: Esta pesquisa tem como foco de estudo a temática “Afetividade e ética na Docência para a Educação Infantil”. O tema surgiu a partir das reflexões realizadas durante e após o Estágio Curricular em Educação Infantil, desenvolvido no sexto semestre do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS, campus Erechim-RS. Este estudo possui como questões de pesquisa: O que abordam as normativas curriculares do Ministério da Educação sobre afetividade e ética na Educação Infantil? E como esse tema pode estar presente no cotidiano das crianças? Busca-se por meio deste trabalho compreender o que as normativas que orientam a formulação das propostas curriculares para a Educação Infantil apresentam com relação à temática da ética e da afetividade e como esse tema é percebido no cotidiano da escola. Para alcançar o objetivo proposto, foram adotados como caminhos metodológicos uma abordagem qualitativa, com a realização de pesquisa bibliográfica e documental, destacando a importância da ética na docência e da afetividade nas interações com as crianças, abrangendo tanto os estudos teóricos desenvolvidos nas legislações e bibliografias de pesquisadoras/es, quanto às práticas pedagógicas realizadas no cotidiano de uma turma de pré-escola durante a realização do estágio em Educação Infantil. Assim, a escrita foi estruturada em três capítulos, que desenvolvem a metodologia, a história da Educação Infantil e das crianças como sujeitos de direitos e o tema da ética e da afetividade no cotidiano da Educação Infantil. Os resultados da pesquisa revelaram uma ausência das discussões sobre ética e afetividade nos documentos curriculares da etapa, apesar de salientar a profunda importância de acolher as crianças com respeito, ética e afeto, por meio de práticas pedagógicas mais conscientes, acolhedoras e transformadoras na condução do processo de formação humana das crianças. Assim, espera-se que o estudo possa salientar como os princípios éticos da Educação Infantil podem se fazer presentes no cotidiano das escolas.
Abstract/Resumen: This research focuses on the theme “Affectivity and ethics in teaching early childhood education”. The theme arose from reflections made during and after the Supervised Curricular Internship in Early Childhood Education, developed in the sixth semester of the Pedagogy Course at the Federal University of Southern Frontier (UFFS), Erechim-RS campus. This study has the following research question: What do the Ministry of Education's curriculum guidelines address regarding affectivity and ethics in early childhood education? This study seeks to understand what the regulations that guide the formulation of curriculum proposals for Early Childhood Education present in relation to the themes of ethics and affectivity. To achieve the proposed objective, a qualitative approach was adopted as a methodological path, with bibliographic and documentary research, highlighting the importance of ethics in teaching and affectivity in interactions with children, covering both theoretical studies developed in legislation and bibliographies by researchers, as well as pedagogical practices carried out in the daily life of a preschool class. Thus, the paper was structured into three chapters, which develop the methodology, the history of Early Childhood Education and of children as subjects of rights, and the theme of ethics and affectivity in the daily life of Early Childhood Education. The research results revealed a lack of discussion on ethics and affectivity in the curriculum documents of this stage, despite highlighting the profound importance of welcoming children with respect, ethics, and affection through more conscious, nurturing, and transformative pedagogical practices in guiding children's human development. Therefore, it is hoped that this study can highlight how the ethical principles of Early Childhood Education can be present in the daily life of schools.
Palavras-chave: Educação Infantil;
Ética;
Afetividade
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8673
Data do documento: Jul-2025
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