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Type: Monografia
Título : Jogos didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise dos livros do programa Alfabetiza Tchê
Author: Santos, Andreia Lipes dos
First advisor: Bittencourt, Zoraia Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Stakonski, Cristian Fátima
metadata.dc.contributor.referee2: Irgang, Silvânia Regina Pellenz
Resume: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo descrever a análise realizada sobre os jogos didáticos contidos nos livros do Alfabetiza Tchê. O objetivo geral desta pesquisa é discutir as propostas de jogos didáticos nos livros do Alfabetiza Tchê do 1º e 2º do Ensino Fundamental e suas contribuições para alfabetização das crianças. A metodologia deste trabalho consolidou-se em pesquisa bibliográfica, pesquisa de Estado do Conhecimento e pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica possibilitou o embasamento dos capítulos teóricos, fundamentado em autores como Araujo (2020), Melo e Marcatto (2020), Santos, Albuquerque e Mendonça (2007), entre outros. A pesquisa de Estado do Conhecimento (EC) permitiu fazer o levantamento de trabalhos publicados sobre a temática em evidência. Os trabalhos reforçaram a importância dos jogos digitais e impressos para o processo de alfabetização das crianças, apontando-os como recurso potencializador, desde que sejam utilizados de forma organizada e bem planejada pelo profissional da educação. Para além disso, constatou-se no EC que nenhum dos documentos analisados abordava especificamente sobre análise de jogos em livros didáticos. Por último, na pesquisa documental, foram analisadas as propostas de jogos didáticos presentes nos livros do Alfabetiza Tchê do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, com base na Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (2016). Os 18 jogos didáticos selecionados para compor o corpus de análise foram organizados em duas categorias: (i) Jogos que envolvem alfabetizar a partir do nome próprio e dos colegas e (ii) Jogos que envolvem relacionar letras com palavras sem significado para as crianças. Na primeira categoria, os jogos contribuem para o processo de alfabetização, pois contêm letras e palavras com significado real para as crianças, ou seja, que fazem parte do seu cotidiano e da sua linguagem. Na segunda categoria, a maioria dos jogos didáticos propõe alfabetizar por meio de letras, de sílabas, de palavras e de frases que são descontextualizadas da realidade da criança, dificultando a construção da leitura e da escrita. Os resultados apontam que grande parte dos jogos didáticos presentes nos livros do Alfabetiza Tchê do 1º e 2º do Ensino Fundamental trabalham a leitura e a escrita de maneira descontextualizada da realidade das crianças, ou seja, sem significado real para elas. Conclui-se que as propostas de jogos didáticos presentes nesse material precisam ser revistas e estudadas com maior rigor, para que, de fato, contribuam para o processo de alfabetização das crianças de forma crítica, prazerosa e significativa.
Resumen : The present Undergraduate Thesis aims to describe the analysis conducted on the didactic games included in the Alfabetiza Tchê textbooks. The main objective of this research is to discuss the proposals of didactic games in the Alfabetiza Tchê textbooks for the 1st and 2nd grades of Elementary School and their contributions to children's literacy. The methodology of this work was based on a literature review, a "State of Knowledge" survey, and documentary research. The literature review supported the theoretical chapters, drawing on authors such as Araujo (2020), Melo and Marcatto (2020), Santos, Albuquerque, and Mendonça (2007), among others. The State of Knowledge survey enabled the identification of previously published studies on the topic in question. These studies emphasized the importance of both digital and printed games in the literacy process, highlighting their potential as educational tools, provided they are used in an organized and well-planned manner by education professionals. Moreover, the State of Knowledge analysis revealed that none of the reviewed documents specifically addressed the analysis of games within textbooks. Lastly, in the documentary research, the didactic game proposals included in the Alfabetiza Tchê textbooks for the 1st and 2nd grades of Elementary School were analyzed using Laurence Bardin’s (2016) Content Analysis method. The 18 didactic games selected to form the analysis corpus were organized into two categories: (i) Games that involve literacy through the child’s own name and classmates’ names, and (ii) Games that involve associating letters with words that are meaningless to the children. In the first category, the games contribute to the literacy process, as they contain letters and words with real meaning for the children-i.e., elements of their daily life and language. In the second category, most of the didactic games attempt to teach literacy through letters, syllables, words, and sentences that are disconnected from the child's reality, making reading and writing development more difficult. The results indicate that a large portion of the didactic games in the Alfabetiza Tchê textbooks for the 1st and 2nd grades approach reading and writing in a way that is disconnected from the children's reality, lacking real meaning for them. It is concluded that the didactic game proposals in this material need to be reviewed and studied more rigorously in order to truly contribute to children's literacy in a critical, enjoyable, and meaningful way.
Palabras clave : jogos didáticos;
processo de alfabetização;
livros do Alfabetiza Tchê
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8674
Fecha de publicación : jul-2025
Aparece en las colecciones: Pedagogia

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