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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Voloski, Gilson Luis-
dc.contributor.referee1Santos, Almir Paulo dos-
dc.contributor.referee2Marca, Dayana Debora Kiernieff Pereira-
dc.creatorUlkovski, Daiane-
dc.date2025-07-11-
dc.date.accessioned2025-08-11T17:18:01Z-
dc.date.available2025-08-05-
dc.date.available2025-08-11T17:18:01Z-
dc.date.issued2025-07-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8681-
dc.description.resumoEste trabalho investiga sobre a demanda de pessoas não alfabetizadas na microrregião de Erechim, que envolve trinta municípios, no norte do estado do Rio Grande do Sul e, a partir desta, delimita o estudo na oferta municipal de turmas de alfabetização de Educação de Jovens e Adultos em Erechim, no período de 2015 a 2024. Existem estudos estatísticos da demanda nacional, mas qual é a demanda na região de Erechim? E de interesse ainda maior para o curso de Pedagogia, qual é a atual demanda de analfabetos em Erechim? O que isso difere do contexto regional e nacional? Qual a distância entre a demanda e a oferta na última década? A pesquisa parte da compreensão de que a EJA representa um direito social, vinculado à equidade e à cidadania, especialmente para aqueles que foram historicamente excluídos da educação formal. Como objetivo geral busca investigar a proposição da Meta 9 nos Planos Municipais de Educação (2015-2025), na região geográfica imediata de Erechim, tendo em vista produzir conhecimento sistematizado sobre as demandas de analfabetos e da análise da oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Erechim. A metodologia adotada foi a análise documental de legislações e documentos institucionais, como a Constituição Federal de 1988, a LDBEN 9.394/96, o Parecer CNE/CEB nº 11/2000, o PNE (2014-2024), os PMEs dos municípios da região, o Projeto Político-Pedagógico do CEJA de Erechim, dados do IBGE e relatórios da Secretaria Municipal de Educação. O referencial teórico contou, entre outros, com os seguintes autores: Cury (2000); Libâneo (2010); Machado e Rodrigues (2014); Miguel Arroyo (2005); Sartori (2011); Saviani (2011); Veiga (2008). Destaca-se os seguintes resultados: os trinta municípios que compõem a região imediata de Erechim apresentam a meta 9 nos PMEs, aprovados como lei, evidenciando um compromisso formal destes entes com a erradicação do analfabetismo; com uma taxa média de analfabetismo de 15 anos ou mais de 5,2%, o que indica um desempenho regional mais positivo em comparação à média nacional, que é de 7%; A média regional de alfabetização é de 95,36%, o que indica um desempenho melhor do que a média nacional que é de 93%, e pior do que a média dos três estados da região sul (96,55%) e também da média do Estado do Rio Grande do Sul (96,9%). Existem desigualdades nos índices de alfabetização dentro da região imediata de Erechim, como: municípios de Benjamin Constant do Sul (88,0%) e Erval Grande (91,2%) apresentam índices abaixo da média regional; o Município de Erechim apresenta um dos melhores indicadores, com apenas 2,2% da população não alfabetizada, ou seja, 1.924 pessoas. O município de Erechim, por meio da atuação do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Professora Helena Terres Bonorino (CEJA), apresenta avanços no atendimento a jovens, adultos e, idosos, historicamente excluídos da escolarização e se consolida como espaço de resistência, pertencimento, transformação social, equidade educacional e desenvolvimento humano.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2025-08-06T11:35:28Z No. of bitstreams: 1 ULKOVSKI.pdf: 1396035 bytes, checksum: 514be9c9f6fe58b7a31dcbeadb8831d1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-08-11T17:18:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ULKOVSKI.pdf: 1396035 bytes, checksum: 514be9c9f6fe58b7a31dcbeadb8831d1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-11T17:18:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ULKOVSKI.pdf: 1396035 bytes, checksum: 514be9c9f6fe58b7a31dcbeadb8831d1 (MD5) Previous issue date: 2025-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos;pt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas;pt_BR
dc.subjectMeta 9;pt_BR
dc.subjectPlano Nacional de Educação;pt_BR
dc.subjectErechim.pt_BR
dc.titleInvestigação da meta 9 dos PMES da região imediata de Erechim: estudo da demanda da EJA - alfabetização no município de Erechimpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

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