Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8681
Type: Monografia
Title: Investigação da meta 9 dos PMES da região imediata de Erechim: estudo da demanda da EJA - alfabetização no município de Erechim
Author: Ulkovski, Daiane
First advisor: Voloski, Gilson Luis
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Almir Paulo dos
metadata.dc.contributor.referee2: Marca, Dayana Debora Kiernieff Pereira
Resume: Este trabalho investiga sobre a demanda de pessoas não alfabetizadas na microrregião de Erechim, que envolve trinta municípios, no norte do estado do Rio Grande do Sul e, a partir desta, delimita o estudo na oferta municipal de turmas de alfabetização de Educação de Jovens e Adultos em Erechim, no período de 2015 a 2024. Existem estudos estatísticos da demanda nacional, mas qual é a demanda na região de Erechim? E de interesse ainda maior para o curso de Pedagogia, qual é a atual demanda de analfabetos em Erechim? O que isso difere do contexto regional e nacional? Qual a distância entre a demanda e a oferta na última década? A pesquisa parte da compreensão de que a EJA representa um direito social, vinculado à equidade e à cidadania, especialmente para aqueles que foram historicamente excluídos da educação formal. Como objetivo geral busca investigar a proposição da Meta 9 nos Planos Municipais de Educação (2015-2025), na região geográfica imediata de Erechim, tendo em vista produzir conhecimento sistematizado sobre as demandas de analfabetos e da análise da oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Erechim. A metodologia adotada foi a análise documental de legislações e documentos institucionais, como a Constituição Federal de 1988, a LDBEN 9.394/96, o Parecer CNE/CEB nº 11/2000, o PNE (2014-2024), os PMEs dos municípios da região, o Projeto Político-Pedagógico do CEJA de Erechim, dados do IBGE e relatórios da Secretaria Municipal de Educação. O referencial teórico contou, entre outros, com os seguintes autores: Cury (2000); Libâneo (2010); Machado e Rodrigues (2014); Miguel Arroyo (2005); Sartori (2011); Saviani (2011); Veiga (2008). Destaca-se os seguintes resultados: os trinta municípios que compõem a região imediata de Erechim apresentam a meta 9 nos PMEs, aprovados como lei, evidenciando um compromisso formal destes entes com a erradicação do analfabetismo; com uma taxa média de analfabetismo de 15 anos ou mais de 5,2%, o que indica um desempenho regional mais positivo em comparação à média nacional, que é de 7%; A média regional de alfabetização é de 95,36%, o que indica um desempenho melhor do que a média nacional que é de 93%, e pior do que a média dos três estados da região sul (96,55%) e também da média do Estado do Rio Grande do Sul (96,9%). Existem desigualdades nos índices de alfabetização dentro da região imediata de Erechim, como: municípios de Benjamin Constant do Sul (88,0%) e Erval Grande (91,2%) apresentam índices abaixo da média regional; o Município de Erechim apresenta um dos melhores indicadores, com apenas 2,2% da população não alfabetizada, ou seja, 1.924 pessoas. O município de Erechim, por meio da atuação do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Professora Helena Terres Bonorino (CEJA), apresenta avanços no atendimento a jovens, adultos e, idosos, historicamente excluídos da escolarização e se consolida como espaço de resistência, pertencimento, transformação social, equidade educacional e desenvolvimento humano.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos;
Políticas Públicas;
Meta 9;
Plano Nacional de Educação;
Erechim.
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8681
Issue Date: Jul-2025
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ULKOVSKI.pdf1,36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.