Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8689
Type: | Monografia |
Título : | A tarefa de casa em livros didáticos do 1º e 2º ano do ensino fundamental |
Author: | Ribicki, Francieli Ana |
First advisor: | Bittencourt, Zoraia Aguiar |
metadata.dc.contributor.referee1: | Chiaradia, Eliana Luisa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Loss, Adriana Salete |
Resume: | A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a temática tarefa de casa em livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O livro didático e a tarefa de casa estão presentes no cotidiano das escolas e de suas famílias. Diante disso, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo geral descrever como a tarefa de casa é apresentada nos livros didáticos de Língua Portuguesa dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Coleção Desafio da Editora Moderna do ano de 2021. A metodologia adotada por este TCC se consolidou em três etapas: pesquisa bibliográfica, pesquisa de Estado do Conhecimento e pesquisa documental, na qual foram analisados dois livros didáticos, sendo um do 1º ano e outro do 2º ano do Ensino Fundamental. As tarefas de casa foram selecionadas com base nos conteúdos presentes em sua estrutura, considerando, também, a forma como propunham a participação da família, com o intuito de identificar as concepções teóricas subjacentes e promover o debate sobre o tema. A análise dos livros didáticos foi organizada em duas categorias: (i) Tarefas de casa que necessitam do auxílio dos pais e (ii) Tarefas de casa que não necessitam do auxílio dos pais. Na primeira categoria, observou-se que, embora algumas atividades contribuam positivamente para os processos de ensino e de aprendizagem, a maioria apresenta limitações significativas. Essas tarefas, em grande parte, exigem tempo considerável para serem realizadas e demandam a participação direta dos pais ou responsáveis, o que nem sempre é possível, tornando a execução inviável para muitas crianças. Na segunda categoria, que compreende tarefas que podem ser realizadas de forma mais autônoma, verificou-se que seu principal objetivo é a fixação de conteúdos trabalhados em sala de aula. No entanto, poucas dessas atividades se mostram realmente adequadas à faixa etária dos alunos, pois desconsideram aspectos essenciais, como o tempo de atenção da criança e o seu direito ao brincar. Isso revela uma prática ainda centrada na repetição mecânica em detrimento de abordagens mais lúdicas, significativas e alinhadas às necessidades e aos interesses da infância. Conclui-se que o aprofundamento no tema possibilitou compreender a importância da discussão acerca das tarefas de casa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando a necessidade de práticas pedagógicas que considerem as especificidades das crianças, o contexto familiar e a oferta de propostas direcionadas para uma aprendizagem significativa. |
Resumen : | This research proposes a reflection on the theme of homework in textbooks for the early years of Elementary Education. The textbook and homework are present in the daily lives of schools and their families. Therefore, this Final Paper (TCC) has the general objective of describing how homework is presented in the Portuguese Language textbooks for the early years of Elementary Education in the Coleção Desafio published by Editora Moderna in 2021. The methodology adopted in this study was consolidated in three stages: bibliographic research, state-of-knowledge research, and documentary research, in which two textbooks were analyzed, one from the 1st year and another from the 2nd year of Elementary Education. The homework assignments were selected based on the content present in their structure and also considered how they proposed family participation, in order to identify the underlying theoretical conceptions and promote debate on the subject. The analysis of the textbooks was organized into two categories: (i) homework that requires parental assistance and (ii) homework that does not require parental assistance. In the first category, it was observed that, although some activities contribute positively to teaching and learning processes, most present significant limitations. These tasks largely require considerable time to be completed and demand the direct participation of parents or guardians, which is not always possible, making execution unfeasible for many children. In the second category, which comprises tasks that can be carried out more independently, it was found that their main objective is to consolidate the content covered in the classroom. However, few of these activities are truly appropriate for the students’ age group, as they disregard essential aspects such as children's attention span and their right to play. This reveals a practice still centered on mechanical repetition to the detriment of more playful and meaningful approaches aligned with the needs and interests of childhood. It is concluded that delving deeper into the theme made it possible to understand the importance of discussing homework in the early years of Elementary Education, highlighting the need for pedagogical practices that consider children’s specificities, the family context, and the offer of proposals aimed at meaningful learning. |
Palabras clave : | Tarefa de casa; Livros didáticos; Língua Portuguesa |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8689 |
Fecha de publicación : | jul-2025 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RIBICKI.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.