Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8690
Tipo: Monografia
Título: A representatividade regional brasileira no livro didático de geografia do ensino fundamental
Autor(es): Battistel, Kaiane Lamonato
Primeiro Orientador: Andreis, Adriana Maria
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga a representatividade regional brasileira nas imagens do livro didático Amplitude Geografia 7, adotado no 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Nova Erechim (SC). O objetivo principal é discutir como as regiões do Brasil são representadas visualmente nesse material, considerando a frequência, o conteúdo e os sentidos atribuídos às imagens. A pesquisa é de natureza qualitativa, baseada em um estudo bibliográfico documental do livro didático, assim adotando como fundamentos metodológicos a hermenêutica, para interpretar os significados presentes nas imagens em seu contexto pedagógico, e o paradigma indiciário, que orienta a leitura crítica de indícios visuais e simbólicos. As imagens analisadas foram classificadas em três categorias gerais : Paisagem Natural, Paisagem Cultural e Paisagem Cultural Econômica . A partir delas, organizadas em subcategorias temáticas, como vegetação, patrimônio histórico, festas populares, atividades econômicas, entre outras. A análise revelou padrões de luminosidade e opacidade, conforme os conceitos de Milton Santos, evidenciando a valorização de representações tradicionais e culturais em detrimento de aspectos urbanos, sociais e econômicos mais complexos. Conclui-se que as imagens presentes no livro didático não são neutras, mas portadoras de significados ideológicos que influenciam a formação do olhar geográfico dos estudantes, reforçando a necessidade de uma abordagem visual crítica e plural no ensino de Geografia.
Abstract/Resumen: This Undergraduate Thesis investigates the Brazilian regional representativeness in the images of the textbook Amplitude Geografia 7, adopted in the 7th grade of Elementary School in a public school in the municipality of Nova Erechim (SC). The main objective is to discuss how Brazil's regions are visually represented in this material, considering the frequency, content, and meanings attributed to the images. The research is qualitative in nature, based on a bibliographic and documentary study of the textbook, adopting hermeneutics as a methodological foundation to interpret the meanings present in the images within their pedagogical context, and the evidentiary paradigm, which guides the critical reading of visual and symbolic clues. The analyzed images were classified into three general categories: Natural Landscape, Cultural Landscape, and Cultural-Economic Landscape. These categories were then organized into thematic subcategories such as vegetation, historical heritage, folk festivals, economic activities, among others. The analysis revealed patterns of luminosity and opacity, according to the concepts of Milton Santos, highlighting the emphasis on traditional and cultural representations to the detriment of more complex urban, social, and economic aspects. It is concluded that the images in the textbook are not neutral, but bear ideological meanings that influence students' geographical perspective, reinforcing the need for a critical and plural visual approach in Geography education.
Palavras-chave: Geografia
Estudo e ensino
Livro didático
Regiões do Brasil
Representação
Imagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8690
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BATTISTEL.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.