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Tipo: Monografia
Título: Avaliação da educação superior no Brasil: estudo de caso do processo de reconhecimento do curso de Administração Pública da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Título(s) alternativo(s): Evaluation of higher education in Brazil: case study of the recognition process of the Public Administration course at the Federal University of the Southern Border - UFFS
Autor(es): Dias, Silvania Oliveira
Primeiro Orientador: Beal, Marcos Antônio
Primeiro coorientador: Silva, Silvana Aparecida da
Resumo: Esse trabalho buscou compreender o sistema de avaliação da educação superior no Brasil, com ênfase no processo de reconhecimento do curso de Administração Pública da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Realeza-PR. Com objetivo principal de compreender as políticas de avaliação do Ministério da Educação (MEC), em especial o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), de como influência o reconhecimento e qualidade do curso. O texto foi construído com abordagem de pesquisa qualitativa, por consulta bibliográfica básica e análise de estudo de caso do reconhecimento do curso de Administração Pública da UFFS. Portanto, foram analisados documentos institucionais, como: Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial, e também a Lei nº 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), o Decreto nº 9.235/2017. Os resultados indicam o quanto o processo de avaliação é significante para o funcionamento institucional e na gestão acadêmica dos cursos. Conclui-se, que o curso de Administração Pública, com essa avaliação, leva o compromisso com a formação de gestores públicos, preparados para a construção de novas políticas públicas.
Abstract/Resumen: This work aimed to understand the higher education evaluation system in Brazil, with an emphasis on the recognition process of the Public Administration program at the Federal University of Fronteira Sul (UFFS), Realeza-PR campus. The main objective was to understand the evaluation policies of the Ministry of Education (MEC), especially the National Higher Education Evaluation System (SINAES), and how it influences the recognition and quality of the program. The text was developed using a qualitative research approach, through basic bibliographic consultation and a case study analysis of the recognition process of the UFFS Public Administration program. Institutional documents were analyzed, such as the Pedagogical Project of the Course (PPC), the Institutional Development Plan (PDI), the Evaluation Instrument for On-site Undergraduate Courses, as well as Law No. 10.861/2004, which established SINAES, and Decree No. 9.235/2017. The results indicate how significant the evaluation process is for institutional operations and academic management of courses. It is concluded that the Public Administration program, through this evaluation, reinforces its commitment to training public managers who are prepared to develop new public policies.
Palavras-chave: Ensino superior (Avaliação)
Universidade pública
Avaliação da educação
Qualidade da educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8709
Data do documento: 10-Jul-2025
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