Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8715
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maraschin, Maria Lucia Marocco | - |
dc.creator | Baldo, Fernanda | - |
dc.creator | Kubiaki, Paula Regina | - |
dc.date | 2025-07-03 | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-13T19:27:37Z | - |
dc.date.available | 2025 | - |
dc.date.available | 2025-08-13T19:27:37Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8715 | - |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo consistiu em analisar as perspectivas de autonomia e cidadania presentes no processo de alfabetização, referenciado por meio de imagens, incursões textuais e atividades no livro didático, com atenção à construção da cidadania e da autonomia junto aos educandos deste nível/série de ensino. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório que, de acordo com Severino (2002), apresenta os caminhos e opções a serem adotadas no decorrer da pesquisa, tendo como pressuposto central a denominada análise documental desejada. O processo de análise dos documentos selecionados ancora-se na Análise de Conteúdo, apresentada por Moraes (2011) e Trivinõs(1987), contemplando as etapas de pré-análise, análise categorial e análise inferencial. Teoricamente, buscamos apoio nas contribuições de autores que se ocupam das especificidades do livro didático, como Batista (2003), Amaral e Perovano (2023), Bittencourt (1993; 2011), Verceze e Silvino (2008), dentre outros. Para a análise documental, acessamos livros de uma coleção do PNLD de 2021, destinada aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dessa coleção, foram dois manuais do professor e dois livros dos alunos, das áreas de Língua Portuguesa e Geografia. A análise centrou-se em algumas categorias da obra: capas, seções introdutórias e o primeiro capítulo metodológico de cada livro. Os resultados revelaram a presença de orientações, perspectivas teóricas, normativas, sugestões pedagógicas, entre outras, assim como sinalizaram limitações quanto às perspectivas de promoção do protagonismo da cidadania e do envolvimento coletivo e colaborativo. O exposto chama atenção para algumas singularidades, tais como práticas tradicionais, marcadas pela centralidade na atuação do professor e pela distância em relação à realidade das crianças, sujeitos desse processo. Concluímos que estudar o livro didático requer uma mediação crítica e reflexiva, a fim de garantir práticas dialógicas emancipadoras e respeitosas aos seus interlocutores. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-08-12T11:53:25Z No. of bitstreams: 1 BALDO_KUBIAKI.pdf: 2282176 bytes, checksum: 01e3dacdddc4f7a87cfa44d01b16e0dc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-08-13T19:27:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BALDO_KUBIAKI.pdf: 2282176 bytes, checksum: 01e3dacdddc4f7a87cfa44d01b16e0dc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-13T19:27:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BALDO_KUBIAKI.pdf: 2282176 bytes, checksum: 01e3dacdddc4f7a87cfa44d01b16e0dc (MD5) Previous issue date: 2025 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Independência (Personalidade) | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Mediação pedagógica | pt_BR |
dc.title | O livro didático como instrumento pedagógico para a construção da autonomia do estudante dos A.I. na alfabetização | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BALDO_KUBIAKI.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.