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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maraschin, Maria Lucia Marocco-
dc.creatorBaldo, Fernanda-
dc.creatorKubiaki, Paula Regina-
dc.date2025-07-03-
dc.date.accessioned2025-08-13T19:27:37Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-08-13T19:27:37Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8715-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo consistiu em analisar as perspectivas de autonomia e cidadania presentes no processo de alfabetização, referenciado por meio de imagens, incursões textuais e atividades no livro didático, com atenção à construção da cidadania e da autonomia junto aos educandos deste nível/série de ensino. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório que, de acordo com Severino (2002), apresenta os caminhos e opções a serem adotadas no decorrer da pesquisa, tendo como pressuposto central a denominada análise documental desejada. O processo de análise dos documentos selecionados ancora-se na Análise de Conteúdo, apresentada por Moraes (2011) e Trivinõs(1987), contemplando as etapas de pré-análise, análise categorial e análise inferencial. Teoricamente, buscamos apoio nas contribuições de autores que se ocupam das especificidades do livro didático, como Batista (2003), Amaral e Perovano (2023), Bittencourt (1993; 2011), Verceze e Silvino (2008), dentre outros. Para a análise documental, acessamos livros de uma coleção do PNLD de 2021, destinada aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dessa coleção, foram dois manuais do professor e dois livros dos alunos, das áreas de Língua Portuguesa e Geografia. A análise centrou-se em algumas categorias da obra: capas, seções introdutórias e o primeiro capítulo metodológico de cada livro. Os resultados revelaram a presença de orientações, perspectivas teóricas, normativas, sugestões pedagógicas, entre outras, assim como sinalizaram limitações quanto às perspectivas de promoção do protagonismo da cidadania e do envolvimento coletivo e colaborativo. O exposto chama atenção para algumas singularidades, tais como práticas tradicionais, marcadas pela centralidade na atuação do professor e pela distância em relação à realidade das crianças, sujeitos desse processo. Concluímos que estudar o livro didático requer uma mediação crítica e reflexiva, a fim de garantir práticas dialógicas emancipadoras e respeitosas aos seus interlocutores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-08-12T11:53:25Z No. of bitstreams: 1 BALDO_KUBIAKI.pdf: 2282176 bytes, checksum: 01e3dacdddc4f7a87cfa44d01b16e0dc (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-13T19:27:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BALDO_KUBIAKI.pdf: 2282176 bytes, checksum: 01e3dacdddc4f7a87cfa44d01b16e0dc (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectIndependência (Personalidade)pt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.titleO livro didático como instrumento pedagógico para a construção da autonomia do estudante dos A.I. na alfabetizaçãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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