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Tipo: Monografia
Título: O livro didático como instrumento pedagógico para a construção da autonomia do estudante dos A.I. na alfabetização
Autor(es): Baldo, Fernanda
Kubiaki, Paula Regina
Primeiro Orientador: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Resumo: O objetivo deste estudo consistiu em analisar as perspectivas de autonomia e cidadania presentes no processo de alfabetização, referenciado por meio de imagens, incursões textuais e atividades no livro didático, com atenção à construção da cidadania e da autonomia junto aos educandos deste nível/série de ensino. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório que, de acordo com Severino (2002), apresenta os caminhos e opções a serem adotadas no decorrer da pesquisa, tendo como pressuposto central a denominada análise documental desejada. O processo de análise dos documentos selecionados ancora-se na Análise de Conteúdo, apresentada por Moraes (2011) e Trivinõs(1987), contemplando as etapas de pré-análise, análise categorial e análise inferencial. Teoricamente, buscamos apoio nas contribuições de autores que se ocupam das especificidades do livro didático, como Batista (2003), Amaral e Perovano (2023), Bittencourt (1993; 2011), Verceze e Silvino (2008), dentre outros. Para a análise documental, acessamos livros de uma coleção do PNLD de 2021, destinada aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dessa coleção, foram dois manuais do professor e dois livros dos alunos, das áreas de Língua Portuguesa e Geografia. A análise centrou-se em algumas categorias da obra: capas, seções introdutórias e o primeiro capítulo metodológico de cada livro. Os resultados revelaram a presença de orientações, perspectivas teóricas, normativas, sugestões pedagógicas, entre outras, assim como sinalizaram limitações quanto às perspectivas de promoção do protagonismo da cidadania e do envolvimento coletivo e colaborativo. O exposto chama atenção para algumas singularidades, tais como práticas tradicionais, marcadas pela centralidade na atuação do professor e pela distância em relação à realidade das crianças, sujeitos desse processo. Concluímos que estudar o livro didático requer uma mediação crítica e reflexiva, a fim de garantir práticas dialógicas emancipadoras e respeitosas aos seus interlocutores.
Palavras-chave: Livro didático
Independência (Personalidade)
Cidadania
Alfabetização
Mediação pedagógica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8715
Data do documento: 2025
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