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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8764
Tipo: | Dissertação |
Título: | Violência na escola: discurso e governamento nas políticas educacionais sobre o bullying |
Autor(es): | Dalemole, Darliana |
Primeiro Orientador: | Gräff, Patrícia |
Resumo: | A pesquisa tem como tema as políticas educacionais de enfrentamento ao bullying no contexto escolar. O objetivo é analisar como essas políticas, especialmente no estado de Santa Catarina, nomeiam, regulam e produzem o fenômeno do bullying. A investigação está fundamentada na perspectiva pós-crítica e nos aportes teóricos de Michel Foucault, mobilizando os conceitos-ferramenta de discurso e governamento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise documental de legislações, programas, normativas e dados oficiais. A partir de uma leitura atenta desses documentos, emergiram quatro focos analíticos principais que sustentam o eixo desta investigação: a) punição e criminalização; b) orientação e prevenção; c) parcerias e convênios, e; d) trabalho coletivo. Esses focos não foram definidos anteriormente, mas construídos ao longo do processo de leitura, com base nas possibilidades enunciativas dos materiais de pesquisa. A pergunta orientadora da pesquisa foi respondida por meio da análise dos discursos presentes nas políticas educacionais e das estratégias de governamento acionadas para a prevenção e o enfrentamento do bullying. A análise evidenciou que os mecanismos instituídos para o combate à violência acionam uma lógica de responsabilização da escola, sustentada por práticas de vigilância, produção de evidências e desempenho, deslocando responsabilidades do Estado para a instituição escolar. Após a análise documental, tornou-se possível ampliar o olhar para os discursos que circulam no campo educacional e discutir os efeitos que produzem no modo como o Estado estrutura suas estratégias de enfrentamento das violências nas escolas. Conclui-se que as políticas educacionais que tratam do bullying funcionam como estratégias de governamento, operando por meio da produção de verdades, classificações e protocolos que transformam o fenômeno em objeto de gestão e vigilância. Os resultados também indicam que o bullying é atravessado por relações de poder, marcas do patriarcado, discursos de gênero e pela racionalidade neoliberal, que interferem diretamente nas dinâmicas escolares. |
Abstract/Resumen: | This research focuses on educational policies addressing bullying within the school context. Its objective is to analyze how these policies, particularly in the state of Santa Catarina, name, regulate, and produce the phenomenon of bullying. The investigation is grounded in a post-critical perspective and in the theoretical contributions of Michel Foucault, drawing on the conceptual tools of discourse and governmentality. It is a qualitative study, based on documentary analysis of legislation, programs, regulations, and official data. From a close reading of these documents, four main analytical focuses emerged to support the core of this investigation: (a) punishment and criminalization; (b) guidance and prevention; (c) partnerships and agreements; and (d) collective work. These focuses were not defined beforehand but were constructed throughout the reading process, based on the enunciative possibilities of the research materials. The guiding question of the study was addressed through an analysis of the discourses present in educational policies and the governmental strategies employed for the prevention and confrontation of bullying. The analysis revealed that the mechanisms established to combat violence activate a logic of holding schools accountable, supported by practices of surveillance, evidence production, and performance monitoring, thereby shifting responsibilities from the State to the school institution. Following the documentary analysis, it became possible to broaden the perspective on the discourses circulating in the educational field and to discuss the effects they produce on how the State structures its strategies for addressing violence in schools. The study concludes that educational policies addressing bullying function as strategies of governmentality, operating through the production of truths, classifications, and protocols that transform the phenomenon into an object of management and surveillance. The results also indicate that bullying is traversed by power relations, marks of patriarchy, gender discourses, and neoliberal rationality, which directly interfere with school dynamics. |
Palavras-chave: | Bullying Política educacional Discurso Violência escolar Legislação escolar |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8764 |
Data do documento: | 2025 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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